Programa saúde na escola: rastreamento de estudantes com alterações audiológicas matriculados em duas escolas municipais de Macaé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p475-484

Palavras-chave:

Audição, Educação, Estudantes, Promoção da Saúde

Resumo

Introdução: O Programa Saúde na Escola prevê a ação “Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração”. Objetivo: Identificar a proporção de estudantes que apresentam comportamentos indicativos de alterações audiológicas, em duas escolas da rede municipal de ensino de Macaé. Desenvolvimento: Foi realizado um estudo descritivo, com estudantes entre 8 e 14 anos, de duas escolas de Macaé, em 2018. Utilizou-se um formulário com informações sobre comportamentos indicativos de perda auditiva, assinalados pelo próprio estudante. Dos 199 estudantes, 46,2% eram da escola 1 e 53,8% eram da escola 2. Quanto o comportamento indicativo de alterações audiológicas, para a opção SEMPRE as maiores proporções foram: viram a cabeça na direção da voz do professor ou do colega quando fala (25,6%); têm dificuldade de ouvir o que o professor fala, quando escreve a matéria no quadro de costas (16,1%); apresentam dificuldade de falar o que está pensando (11,1%); sentem um zumbido na orelha (12,6%). Conclusão: Virar a cabeça na direção da voz do professor ou do colega quando fala e ter dificuldade de ouvir o que o professor fala quando escreve de costas foram as alterações audiológicas de maior proporção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Silva Figueiredo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ
    Médica e Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira, , Macaé/RJ - Brasil. E-mail: paulafigueiredo.pf9@gmail.com.  
  • Tathyana Bichara de Souza Neves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ
    Acadêmica do Curso de Graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira, Macaé/RJ - Brasil. E-mail: ta.bichara@gmail.com.
  • Kelly Mariana Pimentel Queiroz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ
    Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira, Macaé/RJ - Brasil. E-mail: kelly.pimentel@hotmail.com.
  • Vivian de Oliveira Sousa Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ
    Doutora em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira, Macaé/RJ - Brasil. E-mail: sousa.vo@gmail.com.
  • Jane de Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira, Macaé/RJ
    Pós-Doutorado em Surdez no PROJETO SURDOS-UFRJ/Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/CCS/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutora em Ciências pelo Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz (2005). Professora Associada II do Curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira, Macaé/RJ - Brasil. E-mail: janecapelli@macae.ufrj.br.

Publicado

25-11-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Pensar e Fazer a Cidade: Educação e Desenvolvimento Local”

Como Citar

Programa saúde na escola: rastreamento de estudantes com alterações audiológicas matriculados em duas escolas municipais de Macaé. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 475–484, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n32020p475-484. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15417.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)