Aspectos históricos do financiamento da educação básica pública brasileira: a “democratização autocrática”

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DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p803-820

Palavras-chave:

Democratização autocrática, História da educação, Financiamento da educação, Capitalismo Dependente

Resumo

O presente artigo analisa historicamente o financiamento da educação básica no Brasil, desde o período colonial até pós CF 1988. Para tanto faz uso, como fonte primária, das principais leis a tratarem do tema. Além da análise documental, a presente reflexão se apoia na teoria crítica educacional, buscando aproximar a temática do financiamento a categorias chaves de entendimento da realidade social brasileira, dentre elas: o modo de produção escravista colonial (GORENDER, 1980), capitalismo dependente (FERNANDES, 2005) e ampliação para menos (ALGEBAILE, 2009). À guisa de conclusão o artigo sugere a categoria de “democratização autocrática” como uma possibilidade analítica da educação pública brasileira.

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Biografia do Autor

  • Marco Vinícius Moreira Lamarão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Professor de História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé/RJ - Brasil. E-mail: marcolamarao@gmail.com.

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Publicado

27-08-2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal"

Como Citar

Aspectos históricos do financiamento da educação básica pública brasileira: a “democratização autocrática”. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 803–820, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n32021p803-820. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15985.. Acesso em: 29 mar. 2024.

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