A autoavaliação institucional e sua contribuição para as tomadas de decisões democráticas

Autores

  • Thiago Elias de Sousa Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre/MG https://orcid.org/0000-0001-8225-8790
  • Nelson Lambert-de-Andrade Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre/MG

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n12022p134-155

Palavras-chave:

SINAES, Avaliação institucional, Autoavaliação institucional, CPA, Relatórios de autoavaliação institucional

Resumo

Este artigo aborda o tema da autoavaliação institucional a partir do uso dos relatórios elaborados por uma Comissão Própria de Avaliação como instrumento de apoio para as tomadas de decisões democráticas de uma Instituição de Educação Superior privada, localizada na região sul do estado de Minas Gerais. O objetivo desta pesquisa foi analisar como os relatórios de autoavaliação do triênio 2015-2016-2017 contribuíram para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Trata-se de uma revisão de literatura e documental, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os resultados obtidos demonstram que a gestão da instituição utiliza os relatórios de autoavaliação como instrumento de apoio às tomadas de decisões democráticas na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional e para a realização de ações acadêmico-administrativas de acordo com os apontamentos efetuados pela comunidade universitária na autoavaliação. No fim, constata-se a existência de uma gestão democrática no processo de autoavaliação institucional realizado pela Instituição de Educação Superior privada.

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Biografia do Autor

  • Thiago Elias de Sousa, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre/MG
    Bibliotecário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Poços de Caldas. Mestre em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) - Pouso Alegre/MG - Brasil. E-mail: thiagoesousa10@gmail.com.
  • Nelson Lambert-de-Andrade, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre/MG
    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Professor Permanente do Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade na Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) - Pouso Alegre/MG - Brasil. E-mail: n.lambert@uol.com.br.

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Publicado

04-04-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A autoavaliação institucional e sua contribuição para as tomadas de decisões democráticas. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 134–155, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n12022p134-155. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16184.. Acesso em: 28 mar. 2024.