Formação de professores e inclusão de pessoas com altas habilidades ou superdotação: um debate na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Tertuliano Soares e Silva https://orcid.org/0000-0003-3101-351X
  • Maylta Brandão dos Anjos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p622-633

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo traça um caminho metodológico de revisão bibliográfica e tem como ponto de partida a reflexão sobre a inclusão de pessoas com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) e a formação de professores na perspectiva do Ensino Médio Integrado (EMI) na Educação Profissional e Tecnológica. Tem por referência dados sobre essa realidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Conclui que o docente na EPT que está em campo no EMI ou nos cursos superiores oferecidos por todo o Brasil precisa estar em constante aperfeiçoamento para lecionar e contribuir para a inclusão e emancipação humana de seus alunos. Isso consiste, também, em reconhecer, identificar e atender alunos com AH ou SD em suas comunidades escolares para que atendam as potencialidades e as desenvolvam.

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Biografia do Autor

  • Tertuliano Soares e Silva
    Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) – Petrópolis/RJ – Brasil. E-mail: tertuliano@tertuliano.pro.br.
  • Maylta Brandão dos Anjos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro/RJ
    Doutora em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: maylta.anjos@unirio.br.

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Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

Formação de professores e inclusão de pessoas com altas habilidades ou superdotação: um debate na educação profissional e tecnológica. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 622–633, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p622-633. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16969.. Acesso em: 19 abr. 2024.