Arte na Educação Profissional e Tecnológica: um panorama das dissertações e produtos educacionais defendidos no ProfEPT do IFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p397-417

Palavras-chave:

Arte/Educação na EPT, Ensino Técnico, IFPR, ProfEPT

Resumo

A Arte possui um papel humanizador e, portanto, indispensável na formação integral na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Utilizando como metodologia o estudo de caso, este artigo objetiva investigar as dissertações e produtos educacionais relacionados à área da Arte, defendidos no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) ofertado na instituição associada IFPR, a partir da análise de três categorias: I) sobre o referencial teórico e epistemológico utilizado pelos autores e sua relação com o ProfEPT; II) sobre a análise do público-alvo a que se dedica o produto educacional; III) sobre a análise das possibilidades/requisitos para a replicação do produto educacional. São apresentadas quatro dissertações com seus respectivos produtos educacionais, sendo uma da área das Artes Visuais, uma do Cinema, uma do Teatro e uma da Música. Todas as pesquisas estão vinculadas à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT. As pesquisas, assim como os produtos defendidos, abrangem grandes possibilidades pedagógicas para aplicação em cursos técnicos de nível médio, tanto na modalidade integrada, como também para a subsequente.

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Biografia do Autor

  • Wilson Lemos Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Curitiba/PR
    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e Professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) pelo IFPR Campus Curitiba/PR - Brasil. E-mail: wilson.lemos@ifpr.edu.br.
  • Bruno Amaral da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Curitiba
    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Curitiba. Professor da Prefeitura de Pontal do Paraná/PR - Brasil. E-mail: brunoamaraldacosta@gmail.com.  
  • Raina Costa Santos, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Curitiba/PR
    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo de Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Curitiba/PR - Brasil. E-mail: raina.costa.santos@gmail.com.
  • Daniel Silva Rodrigues, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Curitiba/PR
    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo de Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Curitiba/PR - Brasil. E-mail: danielsr.musico@gmail.com.

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Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

Arte na Educação Profissional e Tecnológica: um panorama das dissertações e produtos educacionais defendidos no ProfEPT do IFPR. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 397–417, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p397-417. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16981.. Acesso em: 28 mar. 2024.