O uso de mídias na formação dos professores do Curso Normal: alternativas pela interação verbal

Autores

  • Carlos Héric Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120003

Palavras-chave:

Formação de professores, Interação verbal, Teorias midiáticas

Resumo

Este trabalho, cujo enfoque está em Bakhtin (1999 e 2003) e Mercado (2002), objetiva oferecer aos alunos do Curso Normal uma reflexão acerca do uso de mídias através da interação verbal professor-alunos. A pesquisa teve origem na análise do currículo do curso, quando se observou a ausência de uma disciplina e/ou conteúdos que versem sobre o uso das mídias e das novas tecnologias. O problema persiste porque essa modalidade forma professores que estarão lecionando a crianças no Ensino Fundamental nos moldes tradicionais de uma educação jesuítica. Sendo assim, oferecemos um estudo que visualize o uso das tecnologias e mídias na sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Héric Silva Oliveira
    Mestre em Letras pelo NPGL da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil. E-mail: carlosheric@ig.com.br.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, texto e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió, Al: EDUFAL, 2002.

MORAIS, Maria Cândida. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. São Paulo: PUC, 1997.

MORAIS, Lúcia de Fátima Barbosa. LIRA, Rosangela Souza de Albuquerque. A capacitação de professores em escolas públicas participantes do Proinfo-AL. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió, Al: EDUFAL, 2002.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas-SP: Papirus, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petropólis-RJ: Vozes, 2007.

VIGOTSKI, L.S. Teoria e método em psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VIGOTSKI, L.S.. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

23-03-2012

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O uso de mídias na formação dos professores do Curso Normal: alternativas pela interação verbal. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 59–72, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120003. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120003.. Acesso em: 29 mar. 2024.