Um estudo da oferta da educação profissional técnica de nível médio da rede estadual e privada em Campos dos Goytacazes - RJ

Autores

  • Alzeleni Pio da Silva Tavares Corrêa
  • Denise Cunha Tavares Terra Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120059

Palavras-chave:

Educação Profissional Técnica, Norte Fluminense, Reestruturação Econômica

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio, no município de Campos dos Goytacazes, Região Norte Fluminense, que apresenta um novo contexto econômico, em virtude dos investimentos na indústria petrolífera e na construção do Complexo Logístico e Portuário do Açu. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores e coordenadores de cursos das escolas técnicas estaduais e particulares. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação e diversificação dos cursos técnicos, especialmente nas escolas técnicas estaduais, que oferecem cursos mais tradicionais, pouco afeitos à demanda do mercado regional.

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Biografia do Autor

  • Alzeleni Pio da Silva Tavares Corrêa
     Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, administradora, professora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção da Universidade Candido Mendes – Campos dos Goytacazes, RJ – Brasil. E-mail: alzelenitavares@yahoo.com.br.
  • Denise Cunha Tavares Terra, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutora em Geografia, mestre em Ciência Política, economista, professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, chefe do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas ( LGPP) – Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. E-mail: deniseterra@gmail.com.

Referências

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Publicado

02-05-2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Um estudo da oferta da educação profissional técnica de nível médio da rede estadual e privada em Campos dos Goytacazes - RJ. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 37–52, 2013. DOI: 10.5935/1809-2667.20120059. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120059.. Acesso em: 20 abr. 2024.

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