Homossexualidade feminina: o caso do presídio Feminino Carlos Tinoco da Fonseca em Campos dos Goytacazes

Autores

  • Renata Souza Francisco Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20150001

Palavras-chave:

Homossexualidade, Cárcere, Gênero, Dominação, Poder simbólico

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que os envolvimentos homossexuais entre detentas vão além do discurso do senso comum de que essas relações se estabelecem puramente pelo fato de as mulheres se sentirem carentes. Por baixo das roupas masculinas estão mulheres que desejam segurança e privilégios que a nossa sociedade reserva exclusivamente aos homens. Por trás dos discursos e cartas apaixonadas estão encobertos interesses materiais e simbólicos. Na verdade as relações homossexuais reproduzem a ordem de gênero e principalmente a dominação masculina. O artigo se propõe ainda a identificar quais os fatores que levam as mulheres presas a estabelecerem relações homossexuais umas com as outras quando encarceradas; mostrar como o discurso e as práticas masculinizadas agregam valores e status entre a população carcerária feminina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Souza Francisco, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Graduada em Ciências Sociais, mestre em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Atualmente faz parte da equipe de pesquisadores do Atelier de Estudos de Gênero (ATEGEN), vinculado ao Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (LESCE-CCH) da UENF. E-mail: renata_souzacn@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

27-07-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Homossexualidade feminina: o caso do presídio Feminino Carlos Tinoco da Fonseca em Campos dos Goytacazes. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 7–21, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20150001. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20150001.. Acesso em: 28 mar. 2024.