Interdisciplinaridade no ensino fundamental: uma análise a partir de depoimentos de professores

Autores

  • Lucas Dominguini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Criciúma/SC
  • Rosecler Bilíbio Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20150005

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Fundamental, Água

Resumo

Este trabalho analisou a contribuição da interdisciplinaridade no ensino fundamental. Elaborou-se um roteiro com cinco perguntas que contemplam a concepção dos professores sobre o conceito de interdisciplinaridade, práticas interdisciplinares, dificuldades e atividades que envolvem o tema água. O questionário foi realizado com 17 professores de uma escola pública da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Os resultados evidenciam que os professores apresentam compreensão do que se trata o tema interdisciplinaridade. Por outro lado, apesar de se dizerem preparados para trabalhar de forma interdisciplinar, apresentam motivos para justificar a dificuldade de realizar essa atividade em sala de aula. Por fim, o tema água mostrou-se algo capaz de atuar como tema transversal e promover ações interdisciplinares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Dominguini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Criciúma/SC
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Criciúma. E-mail: lucas.dominguini@ifsc.edu.br.
  • Rosecler Bilíbio, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
    Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Pesquisadora no Laboratório Biológico de AnáliseQuímica e Microbiológica. E-mail: roseclerbio@gmail.com

Downloads

Publicado

27-07-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Interdisciplinaridade no ensino fundamental: uma análise a partir de depoimentos de professores. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 75–89, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20150005. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20150005.. Acesso em: 17 abr. 2024.