Desenvolvimento de software educacional de engenharia para dosagem de mistura de materiais

Autores

  • Frederico Torres Pimenta Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marcelo Greco Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0001-5500-0225
  • Roque Luiz Pitangueira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jisela Aparecida Santanna-Greco Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20150006

Palavras-chave:

Mínimos quadrados ponderados, Mistura de materiais, Java, Correção granulométrica

Resumo

Trata do desenvolvimento de um software voltado para a dosagem de mistura de materiais granulares baseado na aplicação do método dos mínimos quadrados. O software desenvolvido em Java apresenta como vantagens a possibilidade de ponderar uma função do tipo custo nas misturas, a especificidade para a aplicação e a gratuidade. O problema a ser resolvido consiste na determinação das proporções a serem empregadas de cada material componente de uma mistura, a fim de que essa mistura apresente as características granulométricas adequadas especificadas pelas normas técnicas. As soluções obtidas demonstraram excelentes aderências de resultados às distribuições granulométricas ótimas das faixas objetivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Frederico Torres Pimenta, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Graduado em Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou Iniciação Científica com bolsa do CNPq, vinculado ao Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia da UFMG. Atualmente atua como engenheiro. E-mail: fredtpimenta@gmail.com.
  • Marcelo Greco, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia da UFMG. E-mail: mgreco@dees.ufmg.br.    
  • Roque Luiz Pitangueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutor em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia da UFMG. E-mail: roque@dees.ufmg.br.    
  • Jisela Aparecida Santanna-Greco, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutora em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Professora do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da Escola de Engenharia da UFMG. E-mail: jiselaaparecida@yahoo.com.br.    

Downloads

Publicado

27-07-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desenvolvimento de software educacional de engenharia para dosagem de mistura de materiais. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 91–110, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20150006. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20150006.. Acesso em: 29 mar. 2024.