Percepções de professores acerca do currículo integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p541-555

Palavras-chave:

Docência, Educação profissional, Currículo integrado, Prática pedagógica

Resumo

Esta pesquisa teve sua origem em estudos empreendidos em duas dissertações de mestrado. Seu objetivo foi identificar a percepção de professores sobre o currículo integrado no contexto do IFRN, mediante cinco categorias de análise, quais sejam: a) concepção de PI nas dissertações analisadas; b) relação entre PI e EMI; c) interdisciplinaridade; d) relação entre PI e formação humana; e e) Desafios ou limitações no desenvolvimento do PI. A pesquisa teve como base os seguintes questionamentos: como os atores envolvidos concebem o PI? quais os contributos do PI para a materialização do Currículo Integrado no IFRN e quais desafios no contexto do PI precisam ser superados? A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, apoiada na revisão bibliográfica, por abranger a literatura já tornada pública relativamente à produção das dissertações. Na composição teórica, operamos com o suporte proposto por autores como Imbernón (2011), Pena (2011), Silva (2014), Fazenda (2014), Henrique e Nascimento (2015), Pacheco (2015), Santos e Souza (2021), entre outros. Os resultados encontrados apontaram que as duas dissertações analisadas permitem uma reflexão acerca das práticas do currículo integrado. As limitações apresentadas nesses estudos sugerem possibilidade de mudanças nas práticas de ensino-aprendizagem de modo a fortalecer a interdisciplinaridade e formar um sujeito que pense e atue para além do mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

  • Luiz Antonio da Silva dos Santos, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, Currais Novos/RN
    Doutorando em Educação Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN). Mestre em Ensino (Posensino – IFRN/UERN/UFERSA). Professor da educação básica na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, em Currais Novos/RN – Brasil. E-mail: luizantonioantos@hotmail.com.
  • Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Mossoró/RN
    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (ProfEPT/IFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Mossoró/RN – Brasil. E-mail: conceicao.souza@ifrn.edu.br.
  • Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Mossoró/RN
    Doutor em Educação (UFRN) e Pós-doutor em Educação (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Mossoró/RN – Brasil. E-mail: chagas.souza@ifrn.edu.br.

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Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

Percepções de professores acerca do currículo integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 541–555, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p541-555. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/18230.. Acesso em: 24 abr. 2024.

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