A trajetória histórico-normativa do ensino agrícola: do Brasil-Império ao Brasil-República (1960)

Autores

  • Marta Leandro da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)/Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Departamento de Ciências da Educação, Araraquara/SP

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n215-05

Palavras-chave:

Trajetória histórico-normativa, Ensino técnico agrícola, Políticas educacionais, Políticas de reforma, Legislação federal de ensino

Resumo

No recorte textual, de pesquisa originária da investigação de mestrado, abordamos nesse espaço, a trajetória histórico-normativa e política do ensino técnico agrícola, ora situado no contexto das reformas da legislação federal. Esse segmento da educação profissional desenvolveu-se à luz de estereótipos e no isolamento de escassas análises científicas figurando enquanto raro objeto de pesquisa. Nesse texto, objetiva-se apresentar uma abordagem descritivo-analítica dos principais atos normativos que balizaram a trajetória histórico-curricular do Ensino Técnico Agrícola. Com destaque para as políticas educacionais consubstanciadas nas legislações federais de ensino, tendo por marcos divisores os grandes períodos históricos: do Brasil-Império ao Brasil-República (década de 1960). Em bases metodológicas de pesquisa qualitativa em educação, em especial, com ênfase na pesquisa documental/normativa e institucional, considera-se necessário identificar as múltiplas determinações históricas que delinearam e precederam as atuais políticas da educação profissional técnica de nível médio (área agropecuária) visando oferecer contributos, ainda que de forma singela, para a análise das políticas contemporâneas.

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Biografia do Autor

  • Marta Leandro da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)/Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Departamento de Ciências da Educação, Araraquara/SP
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora da UNESP. São Paulo/SP - Brasil. E-mail: marpedagogiafclar@gmail.com.

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Publicado

25-04-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A trajetória histórico-normativa do ensino agrícola: do Brasil-Império ao Brasil-República (1960). Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 77–101, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n215-05. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n215-05.. Acesso em: 28 mar. 2024.