A região Norte Fluminense e seu perfil industrial no período 1999-2011

Autores

  • José Eduardo Manhães da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Denise Cunha Tavares Terra Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Elvia Alvarenga Fagundes da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-07

Palavras-chave:

Crescimento Econômico, Norte Fluminense, Produto Interno Bruto, Indústria

Resumo

A região Norte Fluminense, que já vivenciou períodos de pujança econômica (com destaque em âmbito estadual e nacional), ao longo do século XIX e primeira metade do século XX, baseada na produção sucroalcooleira; passa a vivenciar, a partir do final do século XX, uma significativa mudança na sua configuração produtiva baseada nas atividades industriais e de prestação de serviços ligadas direta e indiretamente à indústria petrolífera, bem como pelo fato de cinco dos seus nove municípios serem grandes beneficiários dos royalties e participações especiais. Este artigo tem o intuito de verificar em que medida a produção e extração de petróleo e gás (P&G) contribuíram para o crescimento econômico do Norte Fluminense, além de examinar se seu comportamento econômico é análogo ao percebido no âmbito estadual e nacional, quanto ao comportamento do setor industrial. Além disso, busca identificar no comportamento econômico da região os reflexos da crise internacional de 2009.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Eduardo Manhães da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Mestre em Economia, Professor Assistente Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil. E-mail: jedums@hotmail.com.
  • Denise Cunha Tavares Terra, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e professora colaboradora do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, Universidade Cândido Mendes - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: deniseterra@gmail.com.
  • Elvia Alvarenga Fagundes da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UENF), aluna do curso de Administração Pública da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, (UENF) - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: elvia.fag@gmail.com.

Downloads

Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A região Norte Fluminense e seu perfil industrial no período 1999-2011. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 127–151, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-07. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-07.. Acesso em: 28 mar. 2024.