Serviço Social e trabalho profissional em hospital

Autores

  • Carlos Antonio de Souza Moraes Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Luciane Alves da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Mônica Machado de Araújo Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Thaynara Moreira Botelho Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Ana Paula Pessanha Cordeiro Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n32018p372-384

Palavras-chave:

Serviço Social, Trabalho profissional, Saúde, Hospitais

Resumo

O artigo objetiva analisar o trabalho das assistentes sociais em hospital, em uma cidade do Norte Fluminense, por meio do estudo do perfil profissional, da rotina de trabalho e demandas direcionadas ao Serviço Social. Metodologicamente pautou-se em pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados indicam que esse trabalho pode ser caracterizado por atividades administrativas e assistenciais, pautadas no imediatismo e na singularidade dos sujeitos, através de informação e, em menor proporção, tentativa de compreensão dos determinantes sociais de seu adoecimento. Neste contexto, a organização institucional, centralizada no tratamento médico-biológico da doença, apresenta-se como um dos determinantes objetivos do trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Antonio de Souza Moraes, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense/Departamento de Serviço Social de Campos – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: as.carlosmoraes@gmail.com.
  • Luciane Alves da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal Fluminense/Departamento de Serviço Social de Campos – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: luciane_ alvesilva@hotmail.com 
  • Mônica Machado de Araújo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal Fluminense/Departamento de Serviço Social de Campos – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: monicacst@hotmail.com.
  • Thaynara Moreira Botelho, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutoranda em Política Social na Universidade Estadual do Norte Fluminense. Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense/Departamento de Serviço Social de Campos – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: thaynarambotelho@gmail.com.
  • Ana Paula Pessanha Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense/Departamento de Serviço Social de Campos – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: aninhapessanha@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

07-12-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Serviço Social e trabalho profissional em hospital. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 372–384, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n32018p372-384. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11783.. Acesso em: 19 abr. 2024.