A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios

Autores

  • Maria Inês Paes Ferreira UNED Macaé do CEFET Campos
  • Dalila Silva Mello UNED Macaé do CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030008

Palavras-chave:

Educação ambiental, Formação profissional, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

O presente trabalho relata as experiências desenvolvidas para implantação da Educação Ambiental (E.A.) na UNED Macaé do CEFET Campos, durante os anos de 1997 a 2002. O objetivo principal deste estudo é avaliar a contribuição das metodologias empregadas na formação do cidadão/profissional crítico, comprometido com a mudança de paradigmas e a nova consciência necessárias a melhoria das condições sócio-ambientais a nível local, conforme disposto não só na legislação vigente, mas também no Projeto Político Pedagógico do CEFET Campos. Visou-se também verificar o alcance das ações desenvolvidas para além dos muros da escola, através de contribuições concretas às comunidades envolvidas nas atividades executadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Inês Paes Ferreira, UNED Macaé do CEFET Campos
    Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo IMA/UFRJ;professora da UNED Macaé do CEFET Campos
  • Dalila Silva Mello, UNED Macaé do CEFET Campos
    Mestre em Educação Ambiental pela UFF.  Professora da UNED Macaé do CEFET Campos.

Referências

BRASIL. Ministérios da Educação e do Deporto. Decreto-lei 2208 de 14/04/1997; MEC, Brasília, 1997.

BRASIL. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio; MEC/SEMTEC, Brasília, 1998.

BRASIL. Conselho de Educação Básica. Resolução CEB nº 04 de 08/11/99, MEC/CNE, Brasília, 1999.

BRASIL. Conselho de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico – Parecer CEB 16/99; MEC/CNE, Brasília, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; v3; MEC/SEF, Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação e do Deporto. Proposta de Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior, MEC, Brasília, 2000.

BRASIL. Escola Técnica Federal de Campos. Proposta Pedagógica do CEFET – Campos”; em: “CEFET Campos – Projeto Institucional, MEC/SEMTEC/E.T.F.C., Campos dos Goytacazes, 1997.

BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos – Unidade de Macaé; Planos de Curso Síntese dos Cursos Técnicos e Ensino Médio; MEC/SEMTEC/CEFET Campos – UNED Macaé, Macaé, 2000.

BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Curso de Licenciatura na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Uma Proposta para Formação de Professores. MEC/SEMTEC/CEFET Campos; trabalho apresentado no 1º Worshop Nacional sobre Formação de Professores de Ciência e Tecnologia, Belo Horizonte, 2000.

BUSQUET, M. Dolores, et alli. Temas Transversais em Educação. Ática, São Paulo, 1998.

FERREIRA, Maria Inês Paes e SOUZA, Paulo Rogério Nogueira. Implementação de Projetos Temáticos no Ensino Médio – Uma Experiência na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; trabalho vencedor do concurso Novas Experiências do Ensino Médio, CECIERJ, UERJ, Rio de Janeiro, 1998.

MELLO, Dalila Silva. Educação Ambiental na Escola – para além das disciplinas; Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1995. Dissertação de Mestrado. MININI-MEDINA, Naná et alli. Elementos para a introdução da dimensão ambiental na educação escolar – 1º Grau; em: Amazônia: uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental, IBAMA, Brasília, 1994.

MININI-MEDINA, Naná. Educação ambiental para o século XXI; Encontro dos Centros de EDUCAÇÃO AMBIENTAL. MEC, Brasília, 1996.

MININI-MEDINA, Naná. A construção do conhecimento. Curso de Capacitação de Multiplicadores em EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Uberaba, 1997.

PERRENOUD, Phillipe. Novas Competências para Ensinar. Artmed Editora, Porto Alegre, 2000.

VALLE, R. Novas competências para o trabalho – conceitos e resultados de pesquisa no Brasil; XXI Congresso da ALAS, COPPE/ UFRJ, 1997.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios. Revista Vértices, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 25–38, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20030008. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030008.. Acesso em: 28 mar. 2024.