Sistema de Vedação Vertical em Fachada Ventilada Opaca: estudo de caso sobre empreendimentos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p610-625

Palavras-chave:

Fachada ventilada, Fachadas respirantes, Fachada não aderida, Revestimento externo

Resumo

A fachada ventilada é um sistema construtivo que promove vantagens como agilidade na execução, alta produtividade, redução das etapas de controle de recebimento de materiais e de produção, entre outros. O Brasil não possui normas prescritivas sobre a construção de fachada ventilada opaca, contudo a NBR 15.575 pode ser aplicada para avaliação do desempenho de edifícios de uso residencial. Este artigo tem como objetivo organizar informações do sistema de construção de fachadas ventiladas opacas, contribuindo para a disseminação do uso dessa tecnologia no Brasil. O método adotado foi a pesquisa de dados em empresas brasileiras que utilizam o sistema de fachada opaca ventilada. As análises foram feitas quanto à localização, materiais utilizados, tipo de edifício (novo ou retrofit) e tipo de ocupação (residencial, comercial, institucional). Os resultados mostram que o uso do isolamento térmico é predominante em residências e prédios institucionais com fachada ventilada opaca, sendo que a cerâmica é o material mais utilizado no Brasil, apesar da variedade de materiais de revestimento externo. A pesquisa mostra que 78% dos edifícios com fachadas ventiladas opacas são de uso não residencial, portanto não há normas para sua utilização. Por fim, conclui-se que são necessários mais trabalhos acadêmicos sobre fachadas ventiladas opacas, ajudando, dessa forma, a consolidar normas prescritivas específicas no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carina Maccari Blazius, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) Campus Florianópolis/SC
    Engenheira Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) Campus Florianópolis/SC – Brasil. E-mail: c.maccari@outlook.com.
  • Ana Lígia Papst de Abreu, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Florianópolis/SC
    Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Florianópolis/SC – Brasil. E-mail: ana.abreu@ifsc.edu.br.  
  • Andrea Murillo Betioli, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Florianópolis/SC
    Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Florianópolis/SC – Brasil. E-mail: andrea.betioli@ifsc.edu.br.

Publicado

25-11-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Sistema de Vedação Vertical em Fachada Ventilada Opaca: estudo de caso sobre empreendimentos brasileiros. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 610–625, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n32020p610-625. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15483.. Acesso em: 28 mar. 2024.