Migração Internacional no Brasil: persistências históricas e tendências contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22nEspecial2020p851-870

Palavras-chave:

Imigração, Novas situações migratórias, Política Migratória no Brasil

Resumo

O aumento dos deslocamentos forçados no mundo tem sido evidenciado por dados de organizações internacionais. O artigo contextualiza a migração internacional contemporânea no Brasil como um dos múltiplos fenômenos articulados ao fôlego de expansão capitalista, especialmente a partir dos anos 2000, quando se intensificaram a imigração fronteiriça de nacionalidades haitiana, congolesa, bengali e senegalesa. A partir de referências bibliográficas e análise documental, discutimos que, a despeito de termos conquistado uma legislação reconhecidamente avançada em relação ao refúgio e uma recente lei de migração, no Brasil, a administração estatal da questão migratória se dá muito mais com controle e seletividade, através de mecanismos jurídicos extraordinários, do que com garantias, conduzindo um processo de inclusão e exclusão de imigrantes que remonta aos antecedentes da política migratória brasileira e se alinha ao discurso e práticas internacionais, com crescente perspectiva securitária que delimita a imigração como questão de segurança nacional e criminalizante. Evidencia-se, especialmente a partir de 2016, o afastamento brasileiro dos compromissos internacionais de proteção aos direitos humanos dos migrantes, o que tem causado situações concretas no cotidiano desses sujeitos como ausência ou dificuldade de acesso a serviços de atendimento, perpetuação da situação de migração provisória ou indocumentada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Áurea Cristina Santos Dias, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
    Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Assistente na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói/RJ – Brasil. E-mail: aureadias@id.uff.br.  

Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Violência de Estado e política social"

Como Citar

Migração Internacional no Brasil: persistências históricas e tendências contemporâneas. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. Especial, p. 851–870, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22nEspecial2020p851-870. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15826.. Acesso em: 28 mar. 2024.