As tecnologias digitais educacionais nos Institutos Federais de Educação: um pilar à formação integral

Autores

  • Rozane Afonso Pereira Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Arraial do Cabo/RJ https://orcid.org/0000-0001-7664-4169
  • Severino Joaquim Correia Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé/RJ https://orcid.org/0000-0001-8287-1392

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n12022p117-133

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais Educacionais, Aprendizagem Baseada em Problemas, Formação Integral, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura cujo objetivo é provocar uma discussão teórica quanto às possibilidades de facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, dos Institutos Federais de Educação, a partir da implementação de algumas ferramentas digitais do Moodle favoráveis à Aprendizagem Baseada em Problemas e fomentadoras à interdisciplinaridade, a fim de atenuar as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos defasados e facilitar as ações colaborativas à aquisição dos novos saberes propostos aos discentes. Assim, a análise realizada quanto aos pressupostos teóricos sobre a Visão das Tecnologias Digitais Educacionais, os Desafios do Ambiente Virtual de Aprendizagem, as Metodologias Ativas da Aprendizagem Baseada em Problemas, a Interdisciplinaridade e a Formação Integral, mostrou-se exitosa ao processo de desmistificação dos paradoxos em torno da perspectiva de integração curricular e na quebra da realidade paradigmática da educação utilitarista que, historicamente, tem condicionado os discentes de Cursos Técnicos ao conhecimento seriado e fragmentado por disciplinas, sem o acesso total à educação plural e globalizada de sua realidade que lhes conduzissem à autonomia e à formação integral.

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Biografia do Autor

  • Rozane Afonso Pereira Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Arraial do Cabo/RJ
    Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Arraial do Cabo. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa Federal de Pós-Graduação de Formação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal Fluminense – Brasil. E-mail: rozane.martins@ifrj.edu.br.
  • Severino Joaquim Correia Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé/RJ
    Doutor em Ciências da Educação. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal Fluminense Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: profnetoseverino@gmail.com.

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Publicado

04-04-2022

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

As tecnologias digitais educacionais nos Institutos Federais de Educação: um pilar à formação integral. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 117–133, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n12022p117-133. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16282.. Acesso em: 23 abr. 2024.