Uso pedagógico de celulares: pesquisa e desenvolvimento de recursos

Autores

  • Alex Botelho Mamari
  • Silvia Cristina Freitas Batista Instituto Federal Fluminense
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110026

Palavras-chave:

Mobile Learning, Celulares, MLE-Moodle, MyMLE, Mobile Study

Resumo

Mobile learning (m-learning) é a área de pesquisa que investiga como a utilização de dispositivos móveis pode contribuir para a aprendizagem. Em particular, considera-se que os celulares, pela popularização e avanços tecnológicos relacionados, podem colaborar para esse fim. Nesse contexto, este artigo visa apresentar e analisar ferramentas para desenvolvimento de recursos pedagógicos para celulares. Para tanto, após a abordagem de alguns aspectos relacionados à m-learning, são descritas e analisadas ferramentas do MLE-Moodle, um plugin que estende, para celulares, as funcionalidades do ambiente virtual Moodle. Além disso, são apresentadas as ferramentas MyMLE e Mobile Study, que possibilitam criar materiais para celular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alex Botelho Mamari
    Bacharelando em Sistemas de Informação, IF Fluminense Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes, RJ. Bolsista CNPq. E-mail: alex.mamari@gmail.com
  • Silvia Cristina Freitas Batista, Instituto Federal Fluminense
    Professora de Matemática do IF Fluminense Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes, RJ. Mestre em Ciências de Engenharia pela UENF, doutoranda em Informática na Educação pela UFRGS. E-mail: silviac@iff.edu.br
  • Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Doutora em Ciência da Computação pela UFRGS. E-mail: patricia.behar@ufrgs.br 

Referências

BATISTA, S. C. F.; BEHAR, P. A. M-learning e Matemática: mapeando recursos e modalidades educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 7, n. 3, p. 1-11, dez. 2009.

CARVALHO, J.; CARRIL, I.; DIAS, A.; ISPÁN, Z.; JACK, J.; KEEGAN, D.; KISMIHÓK, G.; MILEVA, N.; PAULSEN, M. F.; REKKEDAL, T.; SIMPSON, B. The Role of Mobile Learning in Europe Today. 2008. Disponível em: <http://www.exact.ie/ebook/mobilelearning/>. Acesso em: 15 jan. 2011.

DIAS, A.; KEEGAN, D.; KISMIHOK, G.; MILEVA, N.; REKKEDAL, T. Achievements of Mobile Learning Today. 2008a. Disponível em: <http://www.exact.ie/ebook/achievements/>. Acesso em: 15 jan. 2010.

DIAS, A.; CARVALHO, J.; KEEGAN, D.; KISMIHOK, G.; MILEVA, N.; NIX, J.; REKKEDAL, T. Introdução ao Mobile Learning. 2008b. Disponível em: <http://www.ericsson.com/ericsson/corpinfo/programs/the_role_of_mobile_learning_in_european_education/products/wp/socrates_wp1_portuguese.pdf >. Acesso em: 15 jan. 2010.

MLE-MOODLE. MLE-Moodle. 2009. Disponível em: <http://mle.sourceforge.net/mlemoodle/index.php?lang=en>. Acesso em: 4 mar. 2011.

MOODLE. Background - Moodle Docs. 2009. Disponível em: <http://docs.moodle.org/en/Background>. Acesso em: 19 mar. 2011.

SÁ, M.; CARRIÇO, L. Supporting End-User Development of Personalized Mobile Learning Tools. In: JACKO, J. A (Ed.). Human-Computer Interaction, part IV, HCII. Berlin/Heidelberg, Germany: Springer, LNCS, v. 5613, p. 217-225, 2009. doi: 10.1007/978-3-642-02583-9_25

SACCOL, A. Z.; SCHLEMMER, E; BARBOSA, J. L. V.; REINHARD, N.; SARMENTO, C. M-Learning ou Aprendizagem com Mobilidade: um estudo exploratório sobre sua utilização no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 32., 2007, Rio de Janeiro, RJ. Anais ... Rio de Janeiro, RJ: ANPAD, 2007. p. 1-16.

SHARPLES, M; ARNEDILLO SÁNCHEZ, I; MILRAD, M; VAVOULA, G. Mobile Learning: small devices, big issues. In: BALACHEFF, N.; LUDVIGSEN, S.; JONG, T.; LAZONDER, A.; BARNES, S. (Ed.). Technology-Enhanced Learning: principles and products. Netherlands: Springer, 2009. p. 233-249. doi: http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4020-9827-7

SOUZA, E. M-learning no Processo Educativo. In: BARROS, D. M. V.; NEVES, C.; SEABRA, F.; MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S. (Org.). Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa, Portugal. 2011. p. 426 – 431. eBook. Disponível em: <http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com/>. Acesso em: 18 abr. 2011.

TESORIERO, R.; FARDOUN, H.; GALLUD, J.; LOZANO, M.; PENICHET, V. Interactive learning panels. In: Jacko, J. A. (Ed.). Human-Computer Interaction, part IV, HCII. Berlin/Heidelberg, Germany: Springer, LNCS, v. 5613, p. 236-245, 2009. doi: 10.1007/978-3-642-02583-9_27

TRAXLER, J. Current State of Mobile Learning. In: ALLY, M. (Ed.). Mobile learning: transforming the delivery of education and training. Canada: AU Press, 2009. p. 9-24. eBook. Disponível em: <http://www.aupress.ca/books/120155/ebook/99Z_Mohamed_Ally_2009-MobileLearning.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2011.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Uso pedagógico de celulares: pesquisa e desenvolvimento de recursos. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 79–92, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110026. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110026.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)