Ações e omissões no gerenciamento de resíduos da construção civil em Caraguatatuba, SP

Autores

  • Nicole de Castro Pereira Departamento de Infraestrutura e Recursos Naturais no IFSP - Campus Caraguatatuba.
  • Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis Departamento de Infraestrutura e Recursos Naturais no IFSP - Campus Caraguatatuba

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140024

Palavras-chave:

Geração de resíduos. Plano de gestão integrada. Uso de materiais. Construção civil.

Resumo

A construção civil é uma das atividades mais significativas para o desenvolvimento econômico e social do país. Todavia, a intensa geração de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) nos processos construtivos tradicionais tem ocasionado impactos negativos na sociedade devido ao grande volume de resíduos gerado, à frequente disposição clandestina e inadequada, ao elevado risco de contaminação ambiental e à dificuldade na separação de resíduos para reciclagem. Este estudo visa analisar as políticas públicas adotadas no município de Caraguatatuba, litoral norte do estado de São Paulo, estimar o volume anual gerado de RCD e identificar as ações e os agentes envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nicole de Castro Pereira, Departamento de Infraestrutura e Recursos Naturais no IFSP - Campus Caraguatatuba.
    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Professora no Departamento de Infraestrutura e Recursos Naturais no IFSP - Campus Caraguatatuba. Doutoranda na Universidade de Curtin, em Perth, na Austrália.
  • Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, Departamento de Infraestrutura e Recursos Naturais no IFSP - Campus Caraguatatuba
    Engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Engenharia CIvil pela UNICAMP. Professora no Departamento de Infraestrutura e Recursos Naturais do IFSP - Campus Caraguatatuba.

Downloads

Publicado

02-02-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ações e omissões no gerenciamento de resíduos da construção civil em Caraguatatuba, SP. Revista Vértices, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 153–167, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20140024. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20140024.. Acesso em: 29 mar. 2024.