Avaliação do desempenho energético de fogão a lenha portátil

Autores

  • Gilmara Oliveira Machado Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati/PR
  • André Luis Christoforo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP
  • Marília da Silva Bertolini Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos/SP
  • Victor Almeida de Araújo Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ - USP)
  • Juliano Fiorelli Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FZEA/USP), Pirassununga/SP
  • Francisco Antonio Rocco Lahr Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos/SP

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n315-06

Palavras-chave:

Fogão a lenha, Irati/PR, Eficiência energética

Resumo

Este trabalho objetivou a construção e teste de um fogão a lenha portátil, que apresentou eficiência média de 12,3%, enquanto que para os fogões residenciais utilizados na cidade de Irati/PR, a eficiência energética varia na faixa de 2,9 a 4,6%. Utilizou-se como combustível lenha de madeira Mimosa scabrella, com 13% de teor de umidade. O fogão portátil apresentou potência de 241,3 W; consumo de combustível em torno de 0,2 kg para cada 20 minutos de funcionamento e como teores de voláteis aproximadamente 0,1 Nm3/kg de CO2; 0,01 Nm3/kg de CO e 9,6 10-6 Nm3/kg para SO2, consistindo assim em resultados promissoress.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilmara Oliveira Machado, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati/PR
    Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati/PR - Brasil. E-mail: gilmaramachado@yahoo.com.br.
  • André Luis Christoforo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP
    Doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Pós-Doutor em Engenharia de Estruturas pela EESC/USP, Pós-Doutor pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP e Pós-Doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) campus Ilha Solteira. Membro da Comissão de Estudo de Estruturas de Madeiras do Comitê Brasileiro da Construção Civil: Madeiras Ensaio de caracterização de peças estruturais de madeira e Membro do comitê editorial da Revista da Madeira (REMADE). Professor do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) e do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil (PPGECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e membro da diretoria do Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira (IBRAMEM), São Carlos/SP - Brasil. E-mail: alchristoforo@yahoo.com.br. 
  • Marília da Silva Bertolini, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos/SP
    Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela USP. Pós-doutoranda no Departamento de Engenharia de Estruturas pela EESC/USP. Professora Substituta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) campus de Itapeva e Pesquisadora da USP, São Carlos/SP - Brasil. E-mail: mariliasilvabertolini@gmail.com.
  • Victor Almeida de Araújo, Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ - USP)
    Graduado em Engenharia Industrial Madeireira pela UNESP. Doutorando em Recursos Florestais pela USP. Professor substituto da UNESP, campus de Itapeva, Piracicaba/SP – Brasil. E-mail: engim.victor@yahoo.com.br.  
  • Juliano Fiorelli, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FZEA/USP), Pirassununga/SP
    Doutor em Ciências e Engenharia de Materiais pela USP. Professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas, da FZEA/USP, Pirassununga/SP – Brasil. E-mail: julianofiorelli@usp.br.  
  • Francisco Antonio Rocco Lahr, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos/SP
    Doutor em Engenharia de Estruturas pela EESC/USP. Professor da USP, São Carlos/SP - Brasil. E-mail: frocco@sc.sup.br.  

Downloads

Publicado

08-04-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação do desempenho energético de fogão a lenha portátil. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 111–125, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n315-06. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n315-06.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)