Um gesto de leitura sobre a produção acadêmica: sentidos de gramática que emergem

Autores

  • Munick Maria Hasselstron Tres Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), Chapecó/SC

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n315-09

Palavras-chave:

Produção acadêmica, Ensino de Gramática, Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, Linguística Aplicada

Resumo

Desenvolvemos um gesto de leitura e interpretação dos discursos presentes na produção acadêmica, que tomam a relação entre gramática e ensino como objeto de reflexão e estudo, buscando identificar quais representações de gramática e bases teóricas as orientam. Este trabalho é transdisciplinar, partindo da Análise do Discurso de corrente francesa, baseada em Pêcheux, relacionando-se com a História das Ideias Linguísticas e a Linguística Aplicada. A bibliografia apresenta o que é a AD, a HIL e a LA; o que é uma produção acadêmica; a história da gramática, dentro e fora do Brasil, e como se dá seu processo de ensino. Para encontrar tais produções, utilizamos as palavras-chave ensino; gramática, e selecionamos para constituir o corpus de análise, quatro artigos de publicações dos últimos cinco anos (2009 a 2013) do site da SciELO. Para analisar, foram selecionadas sequências discursivas dos artigos, as quais apresentaram um constante movimento de ida e vinda entre o velho (ensino tradicional de gramática; língua imaginária) e o novo (gramática do texto; língua fluída). Pela análise concluímos que o ensino de base gramatical passa por uma reconstrução de sentidos e adaptação de métodos, visando à transformação deste processo, tornando-o relevante e contextualizado.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Munick Maria Hasselstron Tres, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), Chapecó/SC
    Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Professora do Centro Educacional Exponencial, Chapecó/SC – Brasil. E-mail: munick@unochapeco.edu.br.

Downloads

Publicado

08-04-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Um gesto de leitura sobre a produção acadêmica: sentidos de gramática que emergem. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 153–173, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n315-09. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n315-09.. Acesso em: 29 mar. 2024.