Percepção dos gestores sobre o suporte dado pelos sistemas de informação às suas tomadas de decisões: estudo de caso em uma unidade organizacional de uma empresa do segmento de petróleo e derivados

Autores

  • Fabiano Raldi Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
  • Carlos Francisco Simões Gomes Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-08

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Tomada de decisão, Percepção dos gestores, Tecnologia da Informação, Apoio às decisões

Resumo

Em um cenário de globalização, incertezas e alta competitividade entre as empresas, todo gestor necessita tomar decisões que tragam vantagem competitiva às suas organizações. Essas decisões estão cada vez mais complexas, o que demanda informações cada vez mais rápidas e precisas para uma tomada de decisão eficiente. E é nesse cenário que os Sistemas de Informação (SI) ganham importância no apoio às tomadas de decisões. Mas, muitos desses SI podem não estar adequados às necessidades dos gestores. O presente estudo visa identificar a percepção dos gestores de uma Unidade Organizacional de uma empresa do segmento de petróleo e derivados sobre o suporte dado pelos SI às suas tomadas de decisões. Para obtenção dos resultados esperados, foi aplicado um questionário baseado nos fatores críticos de qualidade de um SI direcionado aos gestores dessa Unidade Organizacional. O resultado deste estudo possibilitará aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de SI, aos demais profissionais que atuam com esses sistemas e aos gestores identificar pontos fortes e lacunas dos sistemas vigentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiano Raldi, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
    Mestrando em Sistemas de Gestão na Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ - Brasil. E-mail: fabianoraldi@hotmail.com.
  • Carlos Francisco Simões Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil. E-mail: cfsg1@bol.com.br.

Downloads

Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Percepção dos gestores sobre o suporte dado pelos sistemas de informação às suas tomadas de decisões: estudo de caso em uma unidade organizacional de uma empresa do segmento de petróleo e derivados. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 153–176, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-08. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-08.. Acesso em: 28 mar. 2024.