Saúde do trabalhador rural relacionada à utilização de agrotóxicos em países em desenvolvimento e desenvolvidos

Autores

  • Enilce Maria Coelho Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Fábio Cunha Coelho Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p121-133

Palavras-chave:

Segurança do trabalho, Agricultura convencional, Defensivo agrícola

Resumo

Esta revisão tem por objetivo analisar a questão da saúde dos trabalhadores rurais quanto à utilização de agrotóxicos, especialmente enfatizando como se tem tratado esta questão em países em desenvolvimento e desenvolvidos. Verificou-se que os problemas de contaminação ocorrem tanto nos países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Concluiu-se que para garantir a saúde dos trabalhadores rurais quando na utilização de agrotóxicos torna-se necessário aumentar a formação destes. Também é importante estabelecer agendas e ações políticas relacionadas à saúde dos trabalhadores agrícolas, com a realização de programas de saúde preventiva com maior supervisão e monitoramento no uso de agrotóxicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Enilce Maria Coelho, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
    D.Sc. Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Professora do Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ – Brasil. E-mail: enilcecoelho@yahoo.com.br.
  • Fábio Cunha Coelho, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    D.Sc. Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ – Brasil. E-mail: fabiocuncoelho@gmail.com.

Publicado

03-07-2017

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Saúde do trabalhador rural relacionada à utilização de agrotóxicos em países em desenvolvimento e desenvolvidos. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 121–133, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n12017p121-133. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/6499.. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)