O Estresse entre os Profissionais de Enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva do Município de São José do Calçado/ES

Autores

  • Bianca da Silva Campos Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), Bom Jesus do Itabapoana/RJ
  • Edmar Gonçalves de Oliveira Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), Bom Jesus do Itabapoana/RJ
  • Clara dos Reis Nunes Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), Bom Jesus do Itabapoana/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n22018p267-280

Palavras-chave:

Burnout, Qualidade de Vida, Fatores de Risco

Resumo

Os fatores desencadeantes do estresse podem comprometer a qualidade de vida e afetar o indivíduo como um todo, incluindo profissionalmente. Logo, foram investigados os fatores de risco que elevavam o nível de estresse entre profissionais de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital no município de São José do Calçado/ES, identificando os problemas enfrentados que estão associados ao estresse. Verificou-se que a elevação do nível de estresse é provocada, sobretudo, pela elevada responsabilidade e exigência por segurança e respeito para o paciente e, apesar de ser um ambiente considerado estressante, na unidade hospitalar analisada o nível de estresse não estava elevado. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca da Silva Campos, Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), Bom Jesus do Itabapoana/RJ
    Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) – Bom Jesus do Itabapoana/RJ – Brasil. E-mail: bianca_19_campos@hotmail.com.
  • Edmar Gonçalves de Oliveira, Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), Bom Jesus do Itabapoana/RJ
    Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) – Bom Jesus do Itabapoana/RJ – Brasil. E-mail: tec.edmar@hotmail.com.
  • Clara dos Reis Nunes, Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), Bom Jesus do Itabapoana/RJ
    Doutora em Produção Vegetal com ênfase em Química de Alimentos na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Docente na Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) – Bom Jesus do Itabapoana/RJ – Brasil. E-mail: clara_biol@yahoo.com.br.

Publicado

30-08-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Estresse entre os Profissionais de Enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva do Município de São José do Calçado/ES. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 267–280, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n22018p267-280. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9917.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)