Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação do trabalho

Serão acolhidos apenas os manuscritos formatados de acordo com estas Diretrizes para Autores e cuja temática se enquadre no escopo da revista. Uma análise preliminar verificará o potencial para publicação e seu interesse para os leitores da revista, o atendimento aos requisitos éticos e o relatório do sistema de detecção de plágio. Trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados.

Os manuscritos considerados potencialmente publicáveis na revista Vértices seguem no processo editorial, composto pelas seguintes etapas:

a)      Revisão técnica – realizada pelos editores do periódico (desk review). Consiste fundamentalmente da revisão de aspectos de forma e redação científica, para que o manuscrito atenda a todos os itens detalhados nas Diretrizes para autores da revista e esteja apto a ingressar no processo de revisão externa por pares.

b)      Revisão externa por pares – O sistema de avaliação é duplo-cego (double blind review), no qual os avaliadores ad hoc não conhecem a identidade dos autores e não são identificados na revisão enviada aos autores. Os trabalhos serão enviados a pelo menos 2 (dois) avaliadores externos especialistas dentre os membros do Conselho Editorial e/ou convidados ad hoc, que avaliarão seu mérito científico e o conteúdo do manuscrito a partir dos seguintes aspectos: originalidade e importância da contribuição, adequação à linha editorial da Vértices, metodologia adequada, cumprimento dos critérios éticos/integridade da pesquisa, relação entre o problema proposto e apresentação/análise dos dados, conclusão respaldada nos dados, clareza, coerência e organização textual, indicação dos principais pontos fortes e fracos do manuscrito. Em caso de discordância nos pareceres recebidos, o artigo será enviado a um novo avaliador, com características similares às dos anteriores, que contribuirá para o desempate. Os editores da revista encaminham a solicitação de avaliação para o especialista com um formulário padrão detalhado. Os avaliadores ad hoc devem seguir as Diretrizes para Avaliadores da revista Vértices, baseadas nas recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics), disponíveis em: https://publicationethics.org/files/Ethical_Guidelines_For_Peer_Reviewers_2.pdf. Esse processo de parecer por pares implica o compromisso do(s) autor(es) de atender da forma mais satisfatória e breve possível as observações dos avaliadores. A revista Vértices se reserva o direito de recusar artigos cuja formulação desconsidere as sugestões dos avaliadores sem justificação razoável.

c)      Revisão pelos editores – após o recebimento dos pareceres, os editores verificam o material e encaminham para os autores.  Nessa etapa, o texto será incluído em uma das três categorias:

(i) ACEITO (aceitação incondicional): o artigo deve ser publicado. O tema é de grande interesse para a área do artigo, é inovador e está bem escrito. Apenas pequenas correções são necessárias, e estas podem ser feitas pela própria equipe de editoração;

(ii) REVISÕES REQUERIDAS (aceitação condicional): alterações de pequeno ou médio porte devem ser conduzidas pelo(s) autor(es), respeitando o prazo estipulado pelos Editores. O artigo deve voltar para reavaliação e os Editores verificam o atendimento às sugestões dos revisores ad hoc ou a justificativa para o seu não atendimento;

(iii) REJEITADO (não aceitação): as modificações necessárias ao artigo são tão extensas, que levariam a um novo artigo; assim, o artigo é recusado e o autor pode encaminhar outro, quando desejar.

d)      Revisão de editoração – os manuscritos aprovados serão submetidos à revisão de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol) e normas técnicas (ABNT).  Alguns textos poderão retornar aos autores para consulta e/ou aprovação de eventuais alterações durante o processo. Após essa etapa o manuscrito segue para diagramação, conferência e publicação.

Ressalta-se que, em todas as etapas, poderá ser necessária mais de uma rodada de revisão.

Os avaliadores terão de 15 (quinze) a 30 (trinta) dias para emitirem o seu parecer. O prazo médio de resposta para o(s) autor(es) é de cerca de 120 dias para o primeiro parecer emitido pelos julgadores, de 180 dias para o parecer final e de até 8 (oito) meses para sua publicação, em caso de aceite. 

As considerações serão enviadas aos autores com prazo definido para a devolução da versão reformulada do manuscrito. Recomenda-se aos autores atenção às comunicações que serão enviadas ao endereço de e-mail informado na submissão, assim como para a observação dos prazos para resposta. A não observação dos prazos para resposta, especialmente quando não justificada, poderá ser motivo para descontinuação do processo editorial do manuscrito.

A ordem de publicação segue o critério dos editores, considerando a organização temática de cada número e daqueles eventualmente encomendados pelo Conselho Editorial.

O autor deverá acompanhar o processo pelo site da revista, após acesso com seu login e senha para verificar se não existem dúvidas ou solicitações de correções dos revisores.