Escolas públicas?: o difícil acesso ao ensino de qualidade no Brasil

Autores

  • Jennifer Perroni Universidade Federal Fluminense
  • André Brandão Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20080007

Palavras-chave:

Seleção, Exclusão, Desigualdade educacional

Resumo

A desigualdade educacional atinge níveis alarmantes no Brasil. No ensino superior, é notório que instituições públicas apresentam difícil acesso para a parcela economicamente mais vulnerável da população. O presente trabalho pretende demonstrar, através de uma pesquisa empírica, que essa desigualdade também ocorre no acesso a instituições públicas de ensino fundamental e médio que se destacam pela excelência ou pela tradição. Nossa investigação se volta para o concurso realizado pelo Colégio Pedro II no início do ano de 2007 e tem, como pano de fundo, o Censo Educacional 2006 e os resultados do vestibular da UFF para o ano de 2005.

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Biografia do Autor

  • Jennifer Perroni, Universidade Federal Fluminense
    Mestranda em Política Social pela Universidade Federal Fluminense.
  • André Brandão, Universidade Federal Fluminense
    Doutor em Ciências Sociais. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Referências

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Publicado

05-04-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Escolas públicas?: o difícil acesso ao ensino de qualidade no Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 10, n. 1/3, p. 73–90, 2023. DOI: 10.5935/1809-2667.20080007. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20080007.. Acesso em: 26 abr. 2024.

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