“Ponte Hercílio Luz: coração da nossa história”: Narrativas escritas de alunos de um curso técnico em guia de turismo a partir das leituras e escutas de uma canção catarinense

Autores

  • Luciano de Azambuja Instituto Federal de Santa Catarina câmpus Florianópolis-Continente, Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140028

Palavras-chave:

Canção popular, Educação histórica, Educação profissional tecnológica

Resumo

Exposição do percurso teórico e metodológicoconstituído pela apropriação de uma “canção catarinense” como fonte histórica para os processos de ensino e aprendizagem histórica de alunos adultos da disciplina História de Santa Catarina, de um curso técnico de Guia de Turismo do Instituto Federal de Santa Catarina (2012-2013). Tal percurso foi delimitado em três etapas de pesquisa e ensino: escritura de protonarrativas da canção; intervenção pedagógica do professor pesquisador; e escritura de narrativas históricas da canção. Resultados corroboram a hipótese de trabalho: a escritura de narrativas históricas da canção pode mobilizar a competência da consciência histórica e a formação da identidade de alunos da educação profissional e tecnológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano de Azambuja, Instituto Federal de Santa Catarina câmpus Florianópolis-Continente, Florianópolis/SC
    Licenciado em História pela Universidade do Rio Grande (FURG). Especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha no Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Florianópolis-Continente, SC, Brasil. E-mail: luciano.azambuja@ifsc.edu.br.

Downloads

Publicado

07-05-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

“Ponte Hercílio Luz: coração da nossa história”: Narrativas escritas de alunos de um curso técnico em guia de turismo a partir das leituras e escutas de uma canção catarinense. Revista Vértices, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 7–22, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20140028. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20140028.. Acesso em: 26 abr. 2024.