Reconstrução dos dados faltantes em imagens orbitais de temperatura da superfície do mar para a região Sudoeste do Atlântico Sul

Autores

  • Elaine Aparecida de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Leandro Calado Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM)
  • Alexandre Macedo Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-10

Palavras-chave:

Reconstrução de Imagens, Imagens de Satélite, Corrente do Brasil, Função Ortogonal Empírica

Resumo

Um método baseado em Função Ortogonal Empírica foi utilizado para reconstrução de imagens de Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Foram adotadas abordagens univariada, utilizando somente dados TSM, e multivariada, combinando TSM e Mapas de Anomalia da Altura da Superfície Mar (MSLA). Com a abordagem multivariada foram testados e avaliados os benefícios da inédita adição dos MSLA na recuperação de feições oceanográficas ao largo da região sudoeste do Atlântico Sul. Ambas as abordagens apresentaram resultados qualitativos satisfatórios. Análises estatísticas verificaram melhora de ~5% da reconstrução multivariada em relação à univariada, ambas representaram corretamente as feições de mesoescala da Corrente do Brasil.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Aparecida de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é estudante de mestrado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). E-mail: elaineoceanografia@gmail.com.
  • Leandro Calado, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM)
    Doutor em Oceanografia Física pela Universidade de São Paulo – USP. Pesquisador Encarregado do Grupo de Sensoriamento Remoto – IEAPM. E-mail: leandro_calado@hotmail.com.
  • Alexandre Macedo Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    PhD. Na área de Oceanografia Física pela Florida State University-EUA. Prof. Adjunto – Departamento de Oceanografia Física – Faculdade de Oceanografia – UERJ. E-mail: alxmfr@gmail.com.

Downloads

Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Reconstrução dos dados faltantes em imagens orbitais de temperatura da superfície do mar para a região Sudoeste do Atlântico Sul. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 205–219, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-10. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-10.. Acesso em: 26 abr. 2024.