Educação de jovens e adultos: representações sociais sobre a escrita

Autores

  • Sabrina Mendonça Ferreira Instituto Federal Fluminense campus Macaé/RJ
  • Gerson Tavares Carmo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20130019

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Escrita, Representações sociais

Resumo

Este artigo discute a percepção da escrita de alunas de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal Fluminense, campus Centro, em Campos dos Goytacazes/RJ. A partir das contribuições da Teoria das Representações Sociais, foi possível analisar os aspectos sociais que influenciam a realidade dessas alunas em relação à escrita e, mais especificamente, quanto aos seus modos de concebê-la e percebê-la enquanto sujeitos de uma identidade social; de justificá-la nas maneiras como a utilizam ou dela têm receio; e de orientarem suas estratégias em relação ao desejo ou medo de escrever.

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Biografia do Autor

  • Sabrina Mendonça Ferreira, Instituto Federal Fluminense campus Macaé/RJ
    Mestra em Cognição e Linguagem/UENF, Assistente em Administração do Instituto Federal Fluminense campus Macaé/RJ - Brasil. E-mail: brina.m.ferreira@gmail.com.
  • Gerson Tavares Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutor em Sociologia Política/UENF, Professor Associado do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem. E-mail: gtavares33@yahoo.com.br. 

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Publicado

30-09-2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Educação de jovens e adultos: representações sociais sobre a escrita. Revista Vértices, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 61–74, 2013. DOI: 10.5935/1809-2667.20130019. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20130019.. Acesso em: 26 abr. 2024.