Imagens não cotidianas: Escola de Aprendizes Artífices de Campos

Autores

  • Luiz Claudio Gonçalves Gomes

Palavras-chave:

Escola de Aprendizes Artífices, Educação, História

Resumo

No presente trabalho, buscamos contribuir com a história da Escola de Aprendizes Artífices de Campos por meio do uso da fotografia combinado com fontes complementares, como as fontes orais e a imprensa periódica. Para tanto, propusemos a abordagem histórico-semiológica na análise das imagens. A escola campista se revelou, como as outras, incapaz para manter os jovens menos favorecidos freqüentando seus cursos profissionalizantes. As fotografias registraram uma escola com alunos em precárias condições econômicas, mas também revelaram a própria incompetência do estabelecimento de ensino, com índices abaixo da média nacional, apesar de a cidade ter gozado de relativo privilégio político e geoeconômico, à época.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Imagens não cotidianas: Escola de Aprendizes Artífices de Campos. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 179–180, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/72.. Acesso em: 26 abr. 2024.