Benefícios da Reabilitação Neuropsicológica com estudantes universitários: um estudo de caso

Autores

  • Carlos Alexandre Antunes Cardoso Universidade Federal Fluminense
  • Lorena Alves Torres Universidade Federal Fluminense
  • Cecília Souza Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v5n2021p110-124

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica

Resumo

O presente trabalho consistiu na aplicação de um plano de reabilitação neuropsicológica com foco nas habilidades cognitivas de estudantes universitários que não apresentassem condições psicopatológicas prévias. A pesquisa ocorreu em 4 etapas: 1) Aplicação de uma entrevista de anamnese; 2) Realização de avaliação neuropsicológica por meio da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada, Teste da Figura Complexa de Rey, Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção, Escala de avaliação de Disfunções Executivas de Barkley, que forneceu dados do perfil cognitivo e comportamental importantes para o processo; 3) Elaboração e aplicação de um plano individualizado de reabilitação, com sessões semanais; 4) Avaliação neuropsicológica após a aplicação do plano. Os dados foram analisados por meio do Método Jacobson e Truax para estimar a significância clínica da intervenção. Os resultados sugeriram mudanças positivas confiáveis em processos executivos e atencionais, bem como satisfação dos participantes com as atividades desenvolvidas. Discute-se a importância de intervenções neuropsicológicas que levem em conta os benefícios que podem ser alcançados no seu uso com indivíduos saudáveis.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Antunes Cardoso, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residente no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP). E-mail: calexandre625@gmail.com

Lorena Alves Torres, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Estagiária no Serviço de Psicologia Aplicada em Terapia Cognitivo-Comportamental da Universidade Federal Fluminense (SPA/UFF). E-mail: lorenaalvestorres@gmail.com

Cecília Souza Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: ceci.psioliveira@gmail.com      

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Publicado

15-10-2021

Edição

Seção

Relato de experiência