Exploração extrativa do mexilhão Perna perna (Mollusca: Bivalvia) no estado do Rio de Janeiro e suas questões socioculturais, educacionais, governamentais, ambientais e de saúde coletiva: uma revisão de literatura

Autores

  • Rosa Maria Antunes Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ
  • Eliana de Fatima Marques de Mesquita Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n32018p304-316

Palavras-chave:

Bivalves, Educação Sanitária, Capacitação, Manipuladores de alimentos

Resumo

Esta revisão objetivou reunir informações sobre questões socioculturais, educacionais, governamentais, ambientais e de saúde coletiva sobre os manipuladores do mexilhão Perna perna no estado do Rio de Janeiro e a necessidade de capacitação em Boas Práticas e Educação Continuada. Identificaram-se artigos publicados de 2006 até 2016. A busca foi realizada em diversas bases de dados eletrônicas. O checklist “Critical Appraisal Skills Programme” (CASP) avaliou a qualidade metodológica. Quinze artigos satisfizeram os critérios de inclusão. A interpretação foi feita pela análise de conteúdo, inferindo-se que o mexilhão Perna perna comercializado no Estado não atende integralmente aos padrões de alimento seguro nem ao conjunto de normas comerciais e sanitárias, o que transforma a atividade em risco potencial para os consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Antunes, Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ

Coordenadora de Educação Sanitária – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Mestre em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ – Brasil. E-mail: rosantunes2012@gmail.com.  

Eliana de Fatima Marques de Mesquita, Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ

Pós-Doutorado em Zoologia Aplicada pela Rutgers, The State University of New Jersey, EUA [1996/1997]. Pesquisadora, Professora Titular e Chefe do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ – Brasil. E-mail: elianafmmpescado@gmail.com.  

Publicado

07-12-2018

Como Citar

ANTUNES, R. M.; MESQUITA, E. de F. M. de. Exploração extrativa do mexilhão Perna perna (Mollusca: Bivalvia) no estado do Rio de Janeiro e suas questões socioculturais, educacionais, governamentais, ambientais e de saúde coletiva: uma revisão de literatura. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 304–316, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n32018p304-316. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11626. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos de revisão