Inclusão digital e adoção de ações de sustentabilidade pela Modalidade de Educação a Distância (EAD) em comunidades com baixo acesso aos recursos de informação, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto

Autores

  • Elton Santos Franco Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni/MG http://orcid.org/0000-0001-5296-4790
  • Aurelia de Cássia Ferreira Hespanhol Professora de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna Inglês em Escolas Estaduais de Belo Horizonte em turmas Ensino Médio – Belo Horizonte/MG http://orcid.org/0000-0002-7225-6131
  • Letícia Leal Seifert Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
  • Graziela Fátima Pereira Professora na DOCTUM e UEMG, unidades de João Monlevade/MG

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n22019p282-291

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Ensino a Distância, Sustentabilidade, Técnicas Ecológicas

Resumo

A modalidade de Educação a Distância tornou-se uma ferramenta relevante para consolidar o acesso à educação e promover inclusão digital das populações com pouco acesso aos recursos tecnológicos. O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto oferece essa modalidade para o curso de aperfeiçoamento “Escolas Sustentáveis e Com Vida”, que contempla os estados Acre, Amapá, Minas Gerais, Pará, Bahia e Rio de Janeiro propiciando às comunidades acadêmicas das escolas municipais e estaduais práticas de sustentabilidade. Nesse contexto, este estudo buscou otimizar recursos e propiciar ganhos econômicos e ambientais no polo Araguaia, no Pará.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elton Santos Franco, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni/MG
    Professor/Pesquisador da Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Teófilo Otoni/Minas Gerais – Brasil. Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil. E-mail: elton.santos@ufvjm.edu.br.
  • Aurelia de Cássia Ferreira Hespanhol, Professora de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna Inglês em Escolas Estaduais de Belo Horizonte em turmas Ensino Médio – Belo Horizonte/MG
    Professora de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna Inglês em Escolas Estaduais de Belo Horizonte em turmas Ensino Médio – Belo Horizonte/Minas Gerais - Brasil. Especialista em Inglês pelo ALCC - Nova Iorque - USA. E-mail: aureliadecassia@gmail.com.
  • Letícia Leal Seifert, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
    Professora de português e inglês, tradutora e revisora de textos. Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense – Niterói/Rio de Janeiro – Brasil. E-mail: leleseifert@gmail.com.    
  • Graziela Fátima Pereira, Professora na DOCTUM e UEMG, unidades de João Monlevade/MG
    Professora na DOCTUM e UEMG, unidades de João Monlevade – Minas Gerais – Brasil. Mestre em Administração pela Faculdade Integrada Pedro Leopoldo/Minas Gerais – Brasil. E-mail: grazielafpereira@yahoo.com.br.

Publicado

20-09-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Inclusão digital e adoção de ações de sustentabilidade pela Modalidade de Educação a Distância (EAD) em comunidades com baixo acesso aos recursos de informação, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 282–291, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n22019p282-291. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/12517.. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)