Projetos de Intervenção em uma formação continuada: percepções e reflexões pedagógicas de Gestores escolares da Zona da Mata Mineira, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p4-17

Palavras-chave:

Formação Continuada de Gestores, Projeto de Intervenção, Políticas Educacionais

Resumo

Neste artigo, objetiva-se identificar e analisar as percepções e as reflexões pedagógicas dos Projetos de Intervenção em uma formação continuada realizados por Gestores Escolares da Zona da Mata Mineira, Brasil. Para responder aos questionamentos  da  pesquisa,  adota-se como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa, utilizando a revisão de literatura e, como procedimento, a análise de documentos. Os resultados indicaram que os desafios escolares são muitos e, por mais que as escolas estejam presentes em contextos diferenciados, a abordagem de situações-problema pelos gestores é sempre muito  semelhante. Com base na literatura específica e nos dados obtidos, conclui-se que os temas trabalhados extrapolam as  competências e possibilidades de solução imediata no âmbito escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valdirene Eliane Bailon de Souza, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
    Mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda na linha de pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social pelo programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa/MG – Brasil. E-mail: valdirene.goncalves@yahoo.com.br.
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
    Doutora em Educação (UFMG). Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Viçosa/MG - Brasil. E-mail: ritamarciamello@gmail.com.br.

Publicado

13-05-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Projetos de Intervenção em uma formação continuada: percepções e reflexões pedagógicas de Gestores escolares da Zona da Mata Mineira, Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 4–17, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n12020p4-17. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/13827.. Acesso em: 26 abr. 2024.