Morfologia de frutos, sementes e plântulas, e aspectos de germinação de Adenanthera pavonina L. (Leguminosae)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n22019p233-248

Palavras-chave:

Germinação, Morfologia, Taxonomia

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram descrever os aspectos morfológicos dos frutos, sementes e plântulas de Adenanthera pavonina L., além de verificar métodos alternativos para superação de dormência das sementes. Tais aspectos irão auxiliar nas formas de propagação desta espécie e também em sua identificação, ainda em estágio juvenil. Aspectos externos e internos dos frutos e sementes e externas de plântulas, além de medições biométricas foram realizados. Aplicaram-se tratamentos pré-germinativos para verificar o método mais eficiente. Com os resultados conclui-se que o fruto, tipo legume, apresenta em média de nove a dez sementes do tipo globosa e bitegumentada, com resquício de endosperma. O embrião é do tipo criptorradicular, sendo a germinação do tipo epígea, ocorrendo três dias após a semeadura, com formação completa da plântula aos vinte e dois dias. O método de escarificação mecânica com lixa foi o mais eficiente para superar a dormência de sementes de A. pavonina. Os aspectos descritos e ilustrados mostraram-se confiáveis para identificação da espécie e contribuem com informações úteis para o meio produtivo. Os testes alternativos à escarificação mecânica das sementes não foram eficientes para superação da dormência de A. pavonina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Teresa Aparecida Soares de Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
    Doutora em Produção Vegetal (UENF). Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Cruz das Almas/BA – Brasil. E-mail: tas_freitas@hotmail.com.
  • Taline Borges Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
    Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Cruz das Almas/BA – Brasil. E-mail: tally_borges@hotmail.com.
  • Monalisa Fagundes Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Vitória da Conquista/BA
    Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Vitória da Conquista/BA – Brasil. E-mail: monalisaffagundes@gmail.com.  
  • Leonardo Silva Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas/BA
    Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Cruz das Almas/BA – Brasil. E-mail: leouenf@hotmail.com.
  • Matheus Pires Quintela, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas/BA
    Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Cruz das Almas/BA – Brasil. E-mail: matheus.quintela@gmail.com.

Publicado

20-09-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Morfologia de frutos, sementes e plântulas, e aspectos de germinação de Adenanthera pavonina L. (Leguminosae). Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 233–248, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n22019p233-248. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/13852.. Acesso em: 26 abr. 2024.