Alfabetização e letramento: avaliação de aplicativos móveis para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p298-320

Palavras-chave:

Aplicativos móveis, Alfabetização e letramento, Avaliação de qualidade

Resumo

Aplicativos móveis (apps) podem ser bons recursos didáticos, favorecendo ações pedagógicas diversas. No entanto, é importante que a seleção de um app para uso educacional seja criteriosa, avaliando aspectos que possam influenciar os propósitos pretendidos. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar a análise da avaliação da qualidade de seis apps que têm potencial para apoiar os processos de alfabetização e letramento. A referida avaliação foi realizada por quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante um minicurso organizado para esse fim. A pesquisa teve caráter qualitativo, e os dados coletados por meio de ficha de avaliação e analisados com base no referencial teórico possibilitaram observar aspectos positivos e algumas limitações nos apps analisados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria Nascimento Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/R
    Professora da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral e Assistente Social do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: vnmoreira.vm@gmail.com.
  • Silvia Cristina Freitas Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular atuando no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: silviacbatista@gmail.com.
  • Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do– Brasil. E-mail: ingridribeirog@gmail.com.  

Publicado

30-07-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras"

Como Citar

Alfabetização e letramento: avaliação de aplicativos móveis para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 298–320, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n22020p298-320. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15402.. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)