O projeto da Mensagem de Luanda e o seu número de estreia

Palavras-chave: Mensagem, Angola, Literatura, Modernismo

Resumo

Depois de uma introdução sobre revistas literárias do modernismo e sobre as diferenças entre as europeias e americanas e as de África, o artigo aborda o periódico angolano Mensagem, publicado em Luanda em 1951-1952 pela Associação dos Naturais de Angola. Chamando a atenção para alguns dos aspetos da revista que continuam por estudar, o autor acrescenta algumas informações sobre as dificuldades de impressão do segundo número e revê a avaliação histórica não consensual que tem sido feita do periódico. Isto posto, analisa com algum detalhe o primeiro número, detendo-se no projeto da publicação e nos textos aí incluídos. Em conclusão, reconhece o papel decisivo de Mensagem na rutura com a literatura colonial e na afirmação de uma literatura angolana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Topa, Universidade do Porto, Porto
Doutor em Literatura pela Universidade do Porto (UP), Portugal. Professor Associado do Departamento de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Porto – Portugal. E-mail: franctopa@gmail.com.

Referências

HAMILTON, R. G. Os descobridores de Angola. In: Literatura africana literatura necessária. Lisboa: Edições 70, 1981. v. 1: Angola.

LARANJEIRA, P. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Com a colaboração de Inocência Mata e Elsa Rodrigues dos Santos. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.

MENSAGEM: a voz dos naturais de Angola. Luanda: Departamento Cultural da Associação dos Naturais de Angola, 1 jul. 1951.

MONTEIRO, M. R. R. V. S. C. E. I. Celeiro do sonho: geração da “Mensagem”. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2001.

OLIVEIRA, M. A. F. Memória de Luanda (1949-1953): «Vamos descobrir Angola!». In: Reler África. Apresentação, rev. e nota biobliográfica por Heitor Gomes Teixeira. Coimbra: Instituto de Antropologia da Universidade, 1990.

ROCHA, C. Revista (em Portugal) In: Biblos. Lisboa: Editorial Verbo, 2001. v. 4. cols. 740-746.

TRIGO, S. A poética da “geração da Mensagem”. Porto: Brasília Editora, 1979.

VALLEJO, I. Te leo como un libro. El País, 28 ago. 2021. Disponível em: https://elpais.com/eps/2021-08-28/te-leo-como-un-libro.html?event_log=oklogin. Acesso em: 7 set. 2021.

XAVIER, E. Barro e luz [Poesia completa]. Porto: UNICEPE, 2016.

Publicado
04-04-2022
Como Citar
TOPA, F. O projeto da Mensagem de Luanda e o seu número de estreia. Revista Vértices, v. 24, n. 1, p. 34-43, 4 abr. 2022.
Seção
Dossiê Temático: "Literaturas africanas de língua portuguesa"