A História da Educação através de Imagens Fotográficas e Outras Fontes Complementares: Vários espelhos de um mesmo objeto

Autores

  • Luiz Claudio Gonçalves Gomes CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030009

Palavras-chave:

Educação, História, Fotografia, Escola de Aprendizes Artífices

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a rica possibilidade de se trabalhar a pesquisa histórica – em particular a educacional – com fontes que não somente as “tradicionais”. Referimo-nos às fontes alternativas, tais como: entrevistas com informantes, jornais de época, e fotografias que possam ser identificadas ao longo do processo de investigação. Consideramos que tal procedimento pode nos conduzir à uma visão de conjunto do fenômeno muito mais interessante que apenas uma fonte de dados conseguiria alcançar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Claudio Gonçalves Gomes, CEFET Campos
    Professor de Design Gráfico do CEFET Campos. Mestrando em Cotidiano Escolar–UFF. Mestre em Ensino/Aprendizagem – UNIVERSO.

Referências

ARAÚJO, M. et al. A pesquisa em história. São Paulo: Ática, 1995.

AUMONT, J. A imagem. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DEL BRENNA, G. O Rio de Janeiro de Pereira Passos. Editora Index, 1985.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FRANCO, M. C. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica. In: Boletim do NEDDATE – Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. Ano 4, nº 5 (1999). Niterói, NEDDATE, 1999. p. 21-39.

FRANCO, M. C. A escola do trabalho: história e imagens. Tese de concurso para Professor Titular de Educação e Trabalho. Faculdade de Educação – UFF: Niterói (RJ), 1993.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

KENSKI, V. M. Sobre o conceito de memória. In: A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Ivani Fazenda (Org.). Campinas (SP): Papirus, 1995. p. 137-159.

KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.

LEONARD, H. Theory and practice of visual sociology. In: Current Sociology, vol. 34, nº 3, outubro de 1986.

LISSOVSKY, M. Sob o signo do “clic”: fotografia e história em Walter Benjamin. In: Desafios da imagem. Bela Feldman-Bianco e Míriam Leite (Orgs.). Campinas (SP): Papirus, 1998. p. 21-36.

MALTA, A. Fotografias do Rio de Janeiro de ontem. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro, 1977.

MATTOS, Olgária. Memória e história em Walter Benjamin. In: O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo (DPH), 1992. p. 151.

MAUAD, A. M. Através da imagem: fotografia e história – interfaces. In: Tempo. Rio de Janeiro, vol.1, nº 2. 1996. p. 73-98.

MONITOR CAMPISTA. O que se faz na Escola de Aprendizes Artífices. Campos (RJ), 13 dezembro de 1936.

NÓVOA, A. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: BÁRBARA, Denice e BASTOS, M. Helena Câmara (org.). A imprensa periódica e a História da Educação. Educação em Revista. São Paulo: Escrituras, 1997.

NUNES, C. Preliminares. In: Anais do Seminário “Pedagogia daImagem, imagem na Pedagogia”, Niterói (RJ) UFF, Faculdade de Educação, 1996. p. 3-6.

PORTELLI. A filosofia e os fatos. In: Tempo. Rio de Janeiro, vol.1, nº 2. 1996.

SANTAELLA, L. e NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SILVA, R. A. S. Homens de “pequenas profissões”: a fotografia na construção de representações sobre o trabalho ambulante na cidade do Rio de Janeiro (1902/1930). Dissertação (Mestrado em História) UFF. Niterói (RJ), 1998.,

SIMSON, O. Som e imagem na pesquisa qualitativa em Ciências Sociais: reflexões de pesquisa. In: Anais do Seminário “Pedagogia da Imagem, imagem na Pedagogia”, Niterói (RJ) UFF, Faculdade de Educação, 1996. p. 88-101.

SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: uma leitura de imagens na história da escola primária. In: Educar em Revista. Curitiba: Editora da UFPR, nº 18, 2001. p. 75-101.

VIDAL, D. e CAMARGO, M. A imprensa periódica especializada e a pesquisa histórica: estudos sobre o Boletim de Educação Publica e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília (DF), v. 73, nº 175, set/dez. 1992.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A História da Educação através de Imagens Fotográficas e Outras Fontes Complementares: Vários espelhos de um mesmo objeto. Revista Vértices, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 39–62, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20030009. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030009.. Acesso em: 27 abr. 2024.