Percepção ambiental de alunos do sétimo ano do Colégio Benta Pereira em relação à Lagoa do Vigário, Guarus, Campos dos Goytacazes, RJ

Autores

  • A. A. Marchetti
  • V. Freitas
  • C. B. B. Azevedo
  • G. M. Arica Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • R. Terra Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110024

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Recuperação de Lagoa, Ensino Fundamental

Resumo

Neste trabalho se apresentam resultados de uma pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental e, nele, transparece a importância de utilizar ecossistemas como locais de aprendizagem, o que é recomendado pela literatura para uma efetiva educação integradora. Utilizou-se a Lagoa do Vigário, localizada próximo ao Colégio Benta Pereira, em Guarus-CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ), um ecossistema impactado pela urbanização, local onde foi realizada a contextualização. Aplicou-se o método de questionários, nos quais se percebeu que os alunos conhecem satisfatoriamente a lagoa e revelaram que há ciência deles, sobre ações, por parte da administração pública, que dão prioridades a outros investimentos não estando a manutenção da limpeza da lagoa entre eles. Entretanto, foi detectado um interesse pelo desenvolvimento de projetos ambientais no colégio confirmando que a educação ambiental contribui para formar cidadãos reflexivos e participativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

A. A. Marchetti

Aluna do curso de Pós-Graduação Latu sensu em Educação Ambiental. Instituto Federal Fluminense – campus Campos-Centro.

V. Freitas

Aluna do curso de Pós-Graduação Latu sensu em Educação Ambiental. Instituto Federal Fluminense – campus Campos-Centro.  

C. B. B. Azevedo

Aluna do curso de Pós-Graduação Latu sensu em Educação Ambiental. Instituto Federal Fluminense – campus Campos-Centro.

G. M. Arica, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Professora Doutora do curso de Engenharia de Materiais. Universidade Estadual do Norte Fluminense.

R. Terra, Instituto Federal Fluminense

Coordenador do curso de Pós-Graduação Latu sensu em Educação Ambiental. Instituto Federal Fluminense – campus Campos-Centro.

Referências

BERNER, E. K.; BERNER, R. A. Global environment. 1° ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1996. 376 p.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.

CARVALHO, L.M. de. Educação e meio ambiente na escola fundamental: perspectivas e possibilidades. Projeto - Revista de Educação: Ciências: que temas eleger? Porto Alegre: Projeto, v.1, n. 1, 1999.

FARIA, T. P. Configuração do Espaço Urbano da Cidade de Campos dos Goytacazes, após 1950: novas centralidades, velhas estruturas. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 2005. Anais... Universidade de São Paulo, 2005. p. 4778-4799. Disponível em: <http://www.uenf.br/Uenf/Downloads/FAVELA_BAIRRO_4202_1177360740.pdf>. Acesso em: 20 maio 2011.

FEEMA. Perfil ambiental do município de Campos. 1° ed. Rio de Janeiro: Gráfica da FEEMA, 1993. 143p.

GANTOS, M. C. Modos de ver e de pensar o patrimônio agroindustrial: a usina cambahyba refletida através de um álbum fotográfico. In: SEMINÁRIO DE PATRIMÔNIO AGROINDUSTRIAL LUGARES DE MEMÓRIA, 2., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos : SAP/EESC/USP, v. 01. 2010.

GOMES FILHO, H. Proposta de Saneamento Ambiental para a 2a Conferência. In: PESSANHA, Roberto Moraes (Org.). Campos dos Goytacazes “Uma cidade para todos”. Campos dos Goytacazes, RJ; Cefet Campos, 2005. p. 7 – 13. 150 p.: il.: 22 cm.

GROSTEIN, M. D. Metrópole e Expansão Urbana: a persistência de processos "insustentáveis". São Paulo Perspec., São Paulo, v.15, n.1, jan./mar. 2001 Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v15n1/8585.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2011.

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 1996.

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

LAMEGO, A. R. O homem e o Brejo. Rio de Janeiro: IBGE, 2007, 204 p., il. (Setores de evolução Fluminense, 1).

LANNES, L. S. Hidroquímica do Sistema Alagado Urbano Vigário – Taquaruçu. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Glauca Torres Aragon. Campos dos Goytacazes, RJ. 2002. 100 f.

LAYRARGUES, P.P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser tema-gerador ou atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

MAYER, M. Educación ambiental: de la acción a la investigación. Enseñanza de las ciencias, Roma, v.16, n.2, p.217-231, 1998.

MOUSINHO, P. Glossário. In: TRIGUEIRO, A. (Coord.). Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003.

PÁDUA, S.; TABANEZ, M. (Orgs.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998.

PRICE, M. R. S. Animal re-introductions: The Arabian Oryx in Oman. 1 ed. Great Britain: Cambridge University Press, 1989. 291p.

REBEA. Rede Brasileira de Educação Ambiental. 2010. Disponível em: <http://forumearebea.org/tratado-de-educacao-ambiental-para-sociedades-sustentaveis-e-responsabilidade-global/>. Acesso em: mar. 2010.

SILVA, R. C. R. S.; CARVALHO, A. M. Formação Econômica do Norte Fluminense. In: PESSANHA, Roberto M.; SILVA NETO, Romeu e (Org.). Economia e Desenvolvimento no Norte Fluminense: da cana-de-açúcar aos royalties do petróleo. Campos dos Goytacazes: WTC Editora, 2004. p. 27-75.

SIRKIS, A. O desafio ecológico das cidades. In: TRIGUEIRO, André (Org.). Meio Ambiente no Século XXI. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003. p. 214 - 229

SOFIATTI, A. A. N. A. A Notícia, Campos/ RJ, 24 de novembro de 1979.

SORRENTINO, M. De Tbilisi a Tessaloniki, a educação ambiental no Brasil. In: JACOBI, P. et al. (Orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA. 1998. p.27-32.

SUZUKI, M. S. Abertura da barra na lagoa de Grussaí, São João da Barra, RJ: Aspectos hidroquímicos, dinâmica da comunidade fito planctônica e metabolismo. Campos dos Goytacazes. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, 1997. 125 p.

THIOLLENT, M.; SILVA, G. O. The Use of Action Research in the Management of Environmental Problems. Electronic Journal of Communication, Information & Innovation in Health, v.1, n.1, p.91-98, jan./jun. 2007.

VIGOTSKY, L. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VILAÇA, D. R. C. Lagoa do Vigário: um tesouro formal engolido pela informalidade. Monografia (Trabalho de Conclusão do curso de Geografia) - Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2008.

Downloads

Como Citar

MARCHETTI, A. A.; FREITAS, V.; AZEVEDO, C. B. B.; ARICA, G. M.; TERRA, R. Percepção ambiental de alunos do sétimo ano do Colégio Benta Pereira em relação à Lagoa do Vigário, Guarus, Campos dos Goytacazes, RJ. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 41–56, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110024. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110024. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais