O prefácio de Cegalla: análise sob as perspectivas sociolinguísticas e o conceito de ethos da Análise do Discurso Francesa

  • Thiago Soares de Oliveira
Palavras-chave: Análise do Discurso Francesa, Ethos, Sociolinguística, Dinamismo linguístico

Resumo

Este trabalho propõe, como o resultado de uma pesquisa bibliográfica, a análise teórica acerca do aspecto de dominação contido no discurso normativista do professor Domingos Paschoal Cegalla a partir do exame de trechos do prefácio da obra Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, desvelando o ethos autoral que ora se acoberta nas entrelinhas do preâmbulo, ora se evidencia na abordagem conservadora de conceitos já desconstruídos pela Sociolinguística. Logo, pretende-se demonstrar que tal obra, apesar de se posicionar em repúdio ao dogmatismo intransigente, propala a resistência ao dinamismo linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Soares de Oliveira
Mestrando em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) e graduado em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Castelo Branco. Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e professor de Língua Portuguesa da Escola de Administração Judiciária. E-mail: so.thiago@hotmail.com.

Referências

AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007a.

BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007b.

CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 43. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2001.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2006.

MAINGUENEAU, D. Análise de Textos de Comunicação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (orgs.). Ethos Discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

MUSSALIM, F. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. v. 2. São Paulo: Cortez, 2001.

Publicado
30-06-2014
Como Citar
OLIVEIRA, T. S. DE. O prefácio de Cegalla: análise sob as perspectivas sociolinguísticas e o conceito de ethos da Análise do Discurso Francesa. Revista Vértices, v. 16, n. 1, p. 161-175, 30 jun. 2014.
Seção
Artigos Originais