A relação sujeito/língua em produções escritas de estudantes do PROEJA

  • Marlúcia Alves Secundo White Instituto Federal de Sergipe Campus Aracaju/SE
Palavras-chave: Relação sujeito/língua, Fenômenos linguísticos

Resumo

Neste artigo, discuto a relação sujeito/língua em produções escritas de alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju. A partir de dois textos selecionados da produção escrita desses alunos, analiso fenômenos linguísticos presentes e suas singularidades.Os dados analisados podem ser representativos da variedade linguística por eles usada em sua comunidade de fala e identificam o tipo de relação que se estabeleceu entre esses sujeitos, a linguagem por eles usada e a representada pela escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlúcia Alves Secundo White, Instituto Federal de Sergipe Campus Aracaju/SE
Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju - Aracaju/SE - Brasil. E-mail: marlucia.white@gmail.com.

Referências

ABAURRE, M. B. M. Explorando os limites da sistematicidade: indícios da emergência de traços estilísticos na escrita infantil. In: SEMINÁRIOS DO GRUPO DE ESTUDO LINGÜÍSTICOS, 22., 1992,Jaú. Anais...Jaú, 1992.p.196-201.

ABAURRE, M. B. M. Horizontes e limites de um programa de investigação em aquisição de escrita. In: LAMPRECHT, R. (Org.). Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997. p. 167-186.

ABAURRE, M. B. M. Dados de aquisição da escrita: considerações a respeito de indícios, hipóteses e provas.In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, 7., 2006, Por Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2006.p. 63-85.

ABAURRE, M. B. M;FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T.Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado de Letras/ALB, 1997. 204 p.

FIAD, R. S. (Re)escrevendo: o papel da escola. In: ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T.Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado de Letras/ALB, 1997.p. 71-77.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais.São Paulo: Companhia das Letras, 1986. 288 p.

Publicado
27-07-2015
Como Citar
WHITE, M. A. S. A relação sujeito/língua em produções escritas de estudantes do PROEJA. Revista Vértices, v. 17, n. 1, p. 59-74, 27 jul. 2015.
Seção
Artigos Originais