A Educação Profissional no Brasil – Contexto e Reformas: anos 2000

Autores

  • Carlos Alberto Machado da Gama Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Judith Maria Daniel de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-03

Palavras-chave:

PROEJA, Decreto 5154/06, PNQ, Neodesenvolvimentismo

Resumo

Neste trabalho procuramos contextualizar alguns marcos da Educação Profissional no Brasil nos anos 2000, durante a Reforma da Educação Profissional promovida pelo governo Lula. Particularmente daremos ênfase ao Programa Nacional de Qualificação, PNQ (2005) Decreto 5154/04 (2004), que revogou o Decreto 2208/97, restabelecendo a integração entre educação básica e profissional, e ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA (2006).  

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Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Machado da Gama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense, campus Campos Centro), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: cmachado@iff.edu.br.    
  • Judith Maria Daniel de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense, campus Campos Centro), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: judith.a@terra.com.br.

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Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

A Educação Profissional no Brasil – Contexto e Reformas: anos 2000. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 49–63, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-03. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-03.. Acesso em: 26 abr. 2024.

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