Desigualdades educacionais na educação básica: uma investigação a partir do Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

  • Raquel Callegario Zacchi Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Marlon Gomes Ney Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Niraldo José Ponciano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-05

Palavras-chave:

Desempenho Escolar, Desigualdades Educacionais, ENEM

Resumo

O artigo apresenta a influência dos recursos socioeconômicos familiares no desempenho dos alunos no ENEM e sua relação com o grau de iniquidade educacional existente no Brasil. A pesquisa utilizou os microdados de desempenho no ENEM de 2011 excluindo os alunos que não informaram a dependência administrativa da escola, bem como os que faltaram ou foram eliminados de qualquer uma das quatro provas objetivas. Outra adequação foi considerar apenas os alunos com idade entre 17 e 19 anos de idade. O desempenho masculino superou o feminino na prova objetiva e o inverso ocorreu na prova de redação. As maiores desigualdades educacionais ocorrem com alunos negros e pardos, com mães que nunca estudaram e com renda mensal de até 1,5 salários mínimos, bem como os que declararam frequentar escolas estaduais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Callegario Zacchi, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

Doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: raquelcallegario@yahoo.com.br.

Marlon Gomes Ney, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: marlonney@uenf.br.

Niraldo José Ponciano, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: ponciano@uenf.br.

Downloads

Publicado

01-07-2016

Como Citar

ZACCHI, R. C.; NEY, M. G.; PONCIANO, N. J. Desigualdades educacionais na educação básica: uma investigação a partir do Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 79–108, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-05. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-05. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)