Arte Popular Brasileira como possibilidade de um ensino multicultural das artes visuais
Resumo
Traçando um breve panorama das relações entre a cultura e o ensino da arte no Brasil, este artigo faz uma reflexão sobre o multiculturalismo no ensino das artes visuais através da Arte Popular. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise das obras de arte citadas no texto, relacionando-as com as questões multiculturais, com destaque para a importância da arte popular como fonte de estudos multiculturais e a necessidade de lidar com essas questões dentro do âmbito escolar. Percebe-se que o assunto ainda é pouco discutido, principalmente quando se envolve a cultura popular. Conclui-se que é possível um ensino de arte multicultural por meio da abordagem da Arte Popular, pois ela permite uma aproximação maior ao universo do educando e contribui para o desenvolvimento de suas habilidades críticas, reflexivas e estéticas.Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 184 p.
______. (Org). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. 432 p.
______. (Org). Arte-educação: leitura no subsolo. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 200 p.
______. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. 198 p.
______. A imagem no ensino da arte. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. 134 p.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1997.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
CHALMERS, Graham. Seis anos depois de celebrando o pluralismo: transculturas visuais, educação e multiculturalismo crítico. Tradução de Belidson Dias. In: BARBOSA, Ana Mae. (Org.) Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 245-263.
FATUYL, R. B. O ensino da arte nos países do terceiro mundo. In: BARBOSA, A. M. (Org.). O ensino da arte e sua história. São Paulo: MAC/USP, 1990.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e Prática do Ensino de Arte: a língua do mundo. Volume único, livro do aluno. São Paulo: FTD, 2009. 208 p.
MASCELANI, Angela. O Mundo da Arte Popular Brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Museu Casa do Pontal, 2006. 110 p.
NASCIMENTO, Erivaldo Alves. Perspectivas multiculturais na Proposta Triangular. Arte & Educação em Revista, Porto Alegre, n. 3, jul./dez, p. 7-11, 1996..
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e Estética do Cotidiano no Ensino das Artes Visuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2003. 215 p.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2003. 360 p.
VALENTE, A. L. Educação e diversidade cultural: um desafio da atualidade. São Paulo: Moderna, 1999. 112 p.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).