A complementaridade de saberes técnicos com arte e cultura: reflexões teóricas, a experiência do Projeto Mostra de Talentos no IFRJ – campus Realengo e uma proposta para sua expansão

  • Maria Célia Dantas Pollig Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ
Palavras-chave: Pulsão, Sublimação, Educação, Arte, Cultura

Resumo

Este artigo apresenta o embasamento teórico com o qual me envolvi para compreender melhor a dimensão da tarefa a que me proponho, na forma do desenvolvimento do Projeto Mostra de Talentos, pela complementaridade da formação técnica e da oferta de oportunidades de expressão artísticas e culturais, enquanto Orientadora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Realengo. Concluo apresentando reflexões e propondo a ampliação do escopo de intervenção do projeto, que poderia ser transformado em programa institucional do IFRJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia Dantas Pollig, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ
Mestra em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: maria.pollig@ifrj.edu.br.

Referências

CUNHA, Marcus Vinícius. Freud: psicanálise e educação. In: Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008. 21 p. [Online no acervo da UNESP. SP]. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/140/3/01d08t01.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2014.

FREUD, Sigmund. Projeto para uma psicologia científica (1950 [1895]). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB); v. I. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p.335-468.

_______. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 119-232. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB); v. VII.)

______. Escritores criativos e devaneio (1908a). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB), v. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p.131-144.

______. Moral sexual ‘civilizada’ e doença nervosa moderna (1908b). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB), v. IX. Rio de Janeiro: Imago,1996. p.165-186.

______. Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância (1910). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB), v. XI. Rio de Janeiro: Imago,1996. p. 67-142.

______. Totem e Tabu (1913a). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB), v. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p.11-164.

______. O interesse educacional da psicanálise (1913b). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB), v. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p.190-192.

______. Reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB), v. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996. P.243-250.

______. Os instintos e suas vicissitudes (1915). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB), v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p.115-144.

______. O mal-estar na civilização (1930). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas (ESB), v. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p.65-148.

GUIMARÃES, Marisa Siggelkow. A educação, a sublimação e os ideais. Revista Trivium, Rio de Janeiro, ano v.3, n.1, p. 55-67, 2011. In:<http://www.uva.br/trivium/edicoes/edicao-i-ano-iii/artigos-tematicos/6-educacao-a-sublimacao-e-osideais.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2015.

LACAN, Jacques. O seminário livro 7:. A ética da psicanálise. 1959-1960. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 388 p.

LAPLANCHE, Jean ; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da psicanálise. 4 ª ed. 5 ª tiragem. São Paulo: Martins Fontes, 1982, 2012. 552p.

LIMA, Maira Sampaio Alencar; LIMA, Maria Celina Peixoto. As contribuições de Freud para o debate sobre educação e inibição intelectual. In: O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 8p., 2010, São Paulo. Proceedings online...FE/USP. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2015.

PATTO, Maria. Helena.Souza. A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. 75p.

ROSA, Maria da Glória de. A História da Educação através dos textos. 21ª ed. São Paulo: Cultrix, 2011. 315p.

Publicado
30-12-2016
Como Citar
POLLIG, M. C. D. A complementaridade de saberes técnicos com arte e cultura: reflexões teóricas, a experiência do Projeto Mostra de Talentos no IFRJ – campus Realengo e uma proposta para sua expansão. Revista Vértices, v. 18, n. 3, p. 31-49, 30 dez. 2016.
Seção
Artigos Originais