A complementaridade de saberes técnicos com arte e cultura: reflexões teóricas, a experiência do Projeto Mostra de Talentos no IFRJ – campus Realengo e uma proposta para sua expansão

Autores

  • Maria Célia Dantas Pollig Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n32016p31-49

Palavras-chave:

Pulsão, Sublimação, Educação, Arte, Cultura

Resumo

Este artigo apresenta o embasamento teórico com o qual me envolvi para compreender melhor a dimensão da tarefa a que me proponho, na forma do desenvolvimento do Projeto Mostra de Talentos, pela complementaridade da formação técnica e da oferta de oportunidades de expressão artísticas e culturais, enquanto Orientadora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Realengo. Concluo apresentando reflexões e propondo a ampliação do escopo de intervenção do projeto, que poderia ser transformado em programa institucional do IFRJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia Dantas Pollig, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Mestra em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: maria.pollig@ifrj.edu.br.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

POLLIG, M. C. D. A complementaridade de saberes técnicos com arte e cultura: reflexões teóricas, a experiência do Projeto Mostra de Talentos no IFRJ – campus Realengo e uma proposta para sua expansão. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 31–49, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n32016p31-49. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/5844. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais