Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve destinar-se exclusivamente à revista Vértices, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outra publicação
  • Os arquivos para submissão devem ser produzidos no Microsoft Word, em formato .doc ou .docx  (desde que não ultrapassem 6MB).
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo enviado e também na opção Propriedades no editor de texto (Microsoft Word) na qual o mesmo foi elaborado, garantindo dessa forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, exemplificados no Modelo para Apresentação/Formatação (Template).
  • Os artigos devem ser enviados em formato digital através da página: http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/user/. Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: essentia@iff.edu.br.
  • Após se cadastrar como Autor, inicie os cinco passos para submissão: 1. Início; 2. Transferência do manuscrito; 3. Inclusão de metadados; 4. Transferência de documentos suplementares; 5. Confirmação.
  • O autor correspondente deve cadastrar todos os autores do trabalho no momento da submissão. A revista Vértices não permitirá a inclusão de autores após iniciado o processo de avaliação por pares.
     
  • A titulação acadêmica máxima e a afiliação institucional do(s) autor(es) será(ão) incluídas na ocasião do cadastramento dos metadados (em Instituição/Afiliação e Resumo da Biografia).

  • Todos os autores devem informar os números de ORCID no campo com esse nome ou enviá-lo posteriormente para o e-mail essentia@iff.edu.br, caso já o possua. Se não for cadastrado no ORCID, deverá fazê-lo no endereço: https://orcid.org/signin   O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital persistente para o autor. Tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha um homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica onde quer que tenha sido publicada. (baseado em https://www.abecbrasil.org.br/index.asp?include=noticias_newsletter&id=8&Parte=3).
  • O(s) autor(es) que tiverem seus trabalhos aceitos para publicação na revista Vértices assumem o compromisso de atuar como avaliadores. O Conselho Editorial se reserva o direito de não submeter à segunda etapa de avaliação (parecer duplo-cego por pares) artigos cujos autores reiteradamente se recusem a emitir pareceres quando convidados pela revista.

Diretrizes para Autores

A revista Vértices constitui-se numa publicação periódica técnico-científica quadrimestral da Essentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), que tem por finalidade publicar ARTIGOS ORIGINAIS, DE REVISÃO e DOSSIÊS TEMÁTICOS sobre temas em Educação, Sociologia e Serviço Social. Devido ao seu aspecto MULTIDISCIPLINAR aceita, também, contribuições de outras áreas do conhecimento como Engenharias, Ciências Agrárias, Filosofia, Letras e Linguística, desde que condizentes com a sua política editorial. Publica, após processo de avaliação por pares (duplo-cego), contribuições inéditas nos idiomas português, espanhol e inglês. O público-alvo é composto de discentes dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisadores e interessados nas temáticas que abrangem o escopo da revista Vértices. A partir do v.17 n.2, a revista passou a estar disponível exclusivamente no formato eletrônico on-line em Open Access. Este periódico não cobra taxas dos autores nem de suas instituições para a submissão, processamento e publicação de artigos.

Categorias de textos

 Além dos artigos originais, que têm prioridade, a revista Vértices publica artigos de revisão e dossiês temáticos.

- artigo original: contribuição destinada a divulgar os resultados de pesquisa original.

- artigo de revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, contendo obrigatoriamente conclusões.

- dossiês temáticos: conjunto de artigos de uma temática específica que proporcionem reflexão crítica, considerando diferentes aspectos e perspectivas teórico-metodológicas do tema principal em questão. Pesquisadores doutores e doutorandos poderão a qualquer momento propor DOSSIÊS TEMÁTICOS por meio do seguinte documento: Orientação para Dossiê.

Estrutura do trabalho

1.1  Formatação:

Os trabalhos devem ser estruturados de acordo com as especificações abaixo. Para isso é obrigatório que as informações do manuscrito sejam inseridas no template (arquivo padrão) disponibilizado, no formato Word, no site da revista.

  •  Os manuscritos deverão ser digitados em Times New Roman 12, espaço 1,5, exceto as citações diretas longas, resumo e referências que devem ser apresentadas com espaço 1,0. Os textos não devem exceder 10.000 palavras (de 8 a 32 páginas), incluindo os títulos, resumos, palavras-chave nos três idiomas e referências (utilize Ferramentas; contar palavras). O itálico deve ser empregado somente para palavras e expressões estrangeiras.
  • O arquivo deve estar em formato Microsoft Word (com extensão .doc ou .docx que não ultrapasse 6 MB).
  • O texto deve ser redigido em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

1.2  Estruturação:

 1.2.1 Itens preliminares

  •  Título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol.
  •  Resumo informativo em português, inglês e espanhol com no máximo 1.250 caracteres (com espaços).
  •  Palavras-chave, Keywords e Palabras clave, constituídas de três até cinco termos que identifiquem os principais assuntos abordados no artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto.

       As submissões que não atenderem a essa estrutura serão devolvidas aos autores para inclusão dos itens faltantes ou incorretos. Será informado um prazo para recebimento do documento alterado. O não cumprimento desse prazo implicará o arquivamento da submissão.

 1.2.2  Texto do trabalho

        Recomenda-se observar as normas da ABNT referentes à apresentação de artigo em publicação periódica (NBR 6022/2018), apresentação de referências (NBR 6023/2018), citações em documentos (NBR 10520/2002), norma para datar (NBR 5892/1989), numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2012) e resumos (NBR 6028/2003), assim como as normas de apresentação tabular do IBGE.

 

1.2.2.1  Referências (documentos citados no texto, conforme NBR 6023/2018)

        A apresentação das referências deve seguir as seguintes recomendações:

  • A exatidão das referências e sua correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es).
  • Todas as referências devem ser alinhadas à margem esquerda e colocadas ao final do artigo, sob o título Referências, centralizado.
  • A lista com as referências não deve ser numerada.
  • O espaço entre as linhas é simples e, entre cada referência, mais um espaço simples.
  • O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título deve ser o negrito em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade.
  • Nome(s) de autor(es) e/ou títulos de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página, deve(m) ser apresentado(s) sem supressão dessas informações.
  • Devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor ou pelo próprio título, com a primeira palavra em letras maiúsculas, quando a obra não tem indicação de autoria.
  • Indica(m)-se o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido(s) do(s) prenome(s) e outros sobrenomes abreviados, com a inicial maiúscula seguida de ponto-final. Referência com até 3 autores, todos deverão ser incluídos, separados por ponto e vírgula. A partir de 4, o primeiro deverá ser informado, seguido da expressão et al.

 

        Para melhor compreensão e visualização seguem alguns modelos de referências mais utilizadas de diversos tipos de materiais.

    

 

TIPO DE DOCUMENTO                                     

 

                                                                                                                                                                                      

EXEMPLOS

ARTIGO DE JORNAL

MENDES, R. A. As pesquisas eleitorais e a publicação de fake news. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 maio 2018. Caderno Mundo, p. A3.

CRÉDITO à agropecuária será de R$ 156 bilhões até 2015. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 97, n. 156, p. A3, 20 maio 2014.

ARTIGO DE PERIÓDICO

TEICH, D. H. A solução veio dos emergentes. Exame, São Paulo, ano 43, n. 9, Ed. 943, p. 66-67, 20 maio 2009.

OLIVEIRA, M. J. S. et al. O tabagismo em adolescentes. Revista de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 12, p. 79-83, jan./mar. 1989.

AGUIAR, F. C. A Geografia, o lugar e os sujeitos. Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 20, n. 1, p. 29-37, jan./abr. 2018.  DOI: https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n12018p29-37. Disponível em: http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9579. Acesso em: 22 jun. 2018.

VIEIRA, C. M.; MELO, M. A.; TEIXEIRA, P. F. Assistência ao educando no ensino fundamental. Avaliação educacional [on-line], v. 33, n. 7, 1999. Disponível em:  http:///www.scielo.aed.com.br. Acesso em: 22 jan. 2018.

CAPÍTULO DE LIVRO (quando tem autor do capítulo)

LOBO, A. M. Moléculas da vida. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (org.). Química e sociedade: a presença da química na atividade humana. Lisboa: Escobar, 2010. p. 24-39.

MANFROI, V. Vinho branco. In: VENTURINI FILHO, W.G. (coord.). Bebidas alcoólicas: ciência e tecnologia. São Paulo: Blucher, 2010. v.1, cap. 7, p. 143-163.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Estômago. In: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Tipos de câncer. [Brasília, DF]: Instituto Nacional do Câncer, 2010. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/estomago/definicao. Acesso em: 18 mar. 2010.

CAPÍTULO DE LIVRO (quando o autor do capítulo é o mesmo do livro)

BELTRÃO, O. O papel e a máquina. In: BELTRÃO, O. Correspondência: linguagem & comunicação. 16. ed. São Paulo: Atlas, 1986. p. 33-54.

DISSERTAÇÃO

COELHO, A. C. Fatores determinantes de qualidade de vida física e mental em pacientes com doença pulmonar intersticial: uma análise multifatorial. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16359/000695147.pdf?sequence=1. Acesso em: 4 set. 2009.

DOCUMENTO DE ACESSO EXCLUSIVO EM MEIO ELETRÔNICO (Site, home Page)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos. Disponível em: https://www.portal.ufpr.br/normalizacao.html. Acesso em: 31 jan. 2019.

BIONLINE discussion list. [S. l.], 1998. List maintained by the Bases de Dados Tropical, BDT in Brasil. Disponível em: lisserv@bdt.org.br. Acesso em: 25 nov. 1998.

PERSONAL trainer. Disponível em: http://www.fisiculturista.com/personal.trainer/teste.php. Acesso em: 28 ago. 2003.

E-BOOK

BAVARESCO, A.; BARBOSA, E.; ETCHEVERRY, K. M. (org.).  Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

EVENTO CIENTÍFICO (Simpósio, Congresso, Reuniões…)

CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 8., SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2009. 160 p. Tema: Múltiplos Atores e Saberes na Educação de Surdos.

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos […]. Recife: UFPE, 1996. Disponível em: http://propesq.ufpe.br/anais/anais.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

SIMPÓSIO SUL-BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1., 1983, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBG, 1983. 2 v.

LEIS, DECRETOS, ETC…

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

BRASIL. Lei no 10.406, de 16 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria de Acompanhamento Econômico. Parecer técnico no 06370/2006/RJ. Brasília: Ministério da Fazenda, 13 set. 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução no. 01/2007, de 29 de março de 2007. Dispõe sobre a criação da modalidade Bacharelado do Curso de Graduação em Educação Física. Uberlândia: Conselho Universitário, 2007. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/consultaAtaResolucao.php?tipoDocumento-resolucao&conselho=TODOS&anolnicioBusca=2007&anoFimBusca=2007&entrada=&pag=1. Acesso em: 20 set. 2007.

LIVRO

RAMALHO, H. A. et al. Ecologia e desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 1998.

MAPA

INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO (São Paulo). Regiões de governo do Estado de São Paulo. São Paulo: IGC, 1994. 1 atlas. Escala 1:2.000.

BRASIL e parte da América do Sul: mapa político, escolar, rodoviário, turístico e regional. São Paulo: Michalany, 1981. 1 mapa, color., 79 x 95 cm. Escala 1:600.000.

FLORIDA MUSEUM OF NATURAL HISTORY. 1931-2000 Brazil´s confirmed unprovoked shark attacks. Gainesville: Florida Museum of Natural History, [2000?]. 1 mapa, color. Escala 1:40.000.000. Disponível em: http://flmnh.ufl.edu/ fish/Sharks/ statisctics/Gattack/map/Brazil.jpg. Acesso em: 15 jan. 2002.

IBGE. Amparo: região sudeste do Brasil. 2. Ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1983. 1 carta topográfica, color., 4465 x 3555 pixels, 5,50 MB, jpeg. Escala 1:50.000. Projeção UTM. Datum horizontal: marégrafo Imbituba, SC, Datum vertical: Córrego Alegre, MG.

TESE

AGUIAR, A. A. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.  

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO

ZANETIC, M.; ANDRADE, G. M. L. Incorporação de elementos textuais em poesias latino-americanas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE LINGUÍSTICA, 2., 2016, São Paulo. Anais [...]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2016. p. 391-412.

GONÇALVES, C. D. Estilo de pensamento na produção de conhecimento científico. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 4., 2000. Coimbra. Actas do [...]. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2000. Tema: Sociedade portuguesa: passados recentes, futuros próximos. Eixo temático: Reorganização dos saberes, ciência e educação, p. 1-18. Disponível em: http://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/DPR462de12f4bb03_1.pdf. Acesso em: 3 maio 2010.

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO (sem dados de publicação)

SILVA, H. J. et al. Recuperação automatizada de mapas: relato de uma experiência. Trabalho apresentado no 10. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Fortaleza, 1998.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ALVES, F. P. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica do Paraná, 2008.

 

 1.2.2.2  Apêndice

     Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

     Deve se identificado pela palavra Apêndice seguida de letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivo título, com o mesmo destaque das seções primárias do artigo. Exemplo: Apêndice A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução.

 1.2.2.3  Anexo

     Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e/ou ilustração. Deve ser identificado pela palavra ANEXO, seguida de letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivo título, com o mesmo destaque das seções primárias do artigo.

     Exemplo: Anexo A – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração – Grupo de controle I.

 1.2.2.4  Agradecimentos

     Elemento opcional, que deve ser o último elemento pós-textual. A inclusão de Agradecimentos deve ocorrer na primeira revisão do artigo, para evitar conflito de interesses com os revisores durante o processo de avaliação cega. Os Agradecimentos devem ser sucintos e direcionados a pessoas ou instituições que contribuíram para o estudo, mas que não são autores.

 1.2.2.5   Citações

      As citações devem obedecer à NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT. O sistema de chamada na revista Vértices é autor-data. A referência completa deve ser indicada ao final do artigo na seção intitulada Referências

      Os exemplos de citação direta, indireta e citação de citação estão apresentados a seguir.

      No sistema autor-data é necessário observar o uso de letras maiúsculas e minúsculas na indicação de autoria:

  • quando a autoria fizer parte da sentença: Autoria  (data, página)

        - utilize letra maiúsculas apenas na inicial do sobrenome dos autores ou do nome da instituição;

        - inclua entre parênteses somente a data e a página.

  • quando a autoria for incluída após a sentença: (AUTORIA, data, página)

        - indique a autoria utilizando todas as letras maiúsculas;

        - inclua entre parênteses a autoria, a data e a página.

 

Citação direta curta (com até 3 linhas)

  • Inclua a citação entre aspas.
  • Indique a página/folha ou “não paginado” (quando o documento citado não for paginado).

        Segundo Morais, "a possibilidade de se efetivar a descoberta era ínfima" (MORAIS, 1995, p. 27).

        De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

 

  Citação direta longa (com mais de 3 linhas)

  • Utilize a fonte com tamanho 10, com espaçamento simples entre as linhas e com recuo de 4 cm da margem esquerda.
  • Não inclua a citação entre aspas.
  • Indique a página/folha da citação ou “não paginado” (quando o documento citado não for paginado).
  • Inclua um ponto final após a citação e outro após a indicação da autoria.
  • Inclua uma linha em branco antes da citação e outra depois, separando-a dos parágrafos anterior e posterior.

                                                      

   Citação indireta

  • Pode ser reescrita (paráfrase), a citação indireta não deve ser incluída entre aspas.
  • Não é obrigatório indicar a página/folha da citação.

        O dengue caracteriza-se como uma arbovirose de rápida propagação em áreas tropicais e subtropicais (DEGENER et al., 2014).

  Citação de citação

  • Inclua apud ou "citado por" entre a indicação do documento original (aquele ao qual não se teve acesso) e a indicação do documento consultado.
  • Inclua a referência do documento consultado na lista de referências.
  • Opcionalmente, inclua a referência do documento original em nota de rodapé.

          No âmbito da prevenção, a Geografia da Saúde é utilizada por geógrafos de modo que estes profissionais realizam análise dos fatores sociais e ambientais que podem agravar a saúde, fazendo a correlação dos fatores geográficos com a ocorrência das doenças (SOBRAL, 1988 apud FERREIRA, 2015).

       Segundo Melo1 (1998 apud FERREIRA; SILVA, 2007) a educação popular deve ser realizada em diferentes espaços, por meio de atividades formais ou não formais, sendo um produto de práticas sociais.

 

Nota de rodapé:

____________________________________

1 MELO, P. Educação popular: possibilidades e certezas. Revista Brasileira de Ensino Público, v. 10, n. 2, p. 78-90, 1998.

 

Lista de referências:

FERREIRA, A.; SILVA, M. C. O ensino público e os caminhos para emancipação. Ideias em educação, v. 3, n. 1, p. 132-145, jan./jun. 2007.

 

1.2.2.6  Notas

        Para notas explicativas utiliza-se o sistema numérico em notas de rodapé. A numeração é feita em algarismos arábicos e com sequência única e consecutiva.

        Caso a nota explicativa seja uma indicação bibliográfica, os dados da obra devem ser apresentados de acordo com a norma de referência (NBR 6023/2018).

1.2.2.7  Ilustrações

        Todas as ilustrações devem ser apresentadas no corpo do texto e, sempre que possível, coloridas. Os Quadros, Tabelas e Gráficos devem ser editáveis e produzidos em Word ou Excel. Todas as ilustrações, seja Tabela ou Figura (gráfico, foto, mapa, diagrama etc.) devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e possuir títulos breves. A fonte de origem da ilustração deve ser informada, mesmo que tenha sido produzida pelo(s) autor(es) do artigo. O direito de uso de ilustrações que não tenham sido elaboradas pelo(s) autor(es) é de responsabilidade do(s) mesmo(s).

        Em caso de apresentação de imagem com definição inadequada e não editável, que possa vir a prejudicar a qualidade de sua visualização, a revista Vértices reserva-se o direito de excluí-la, ou mesmo cancelar a publicação do artigo, se for o caso.

1.2.2.8  Abreviaturas e siglas

           As Abreviaturas e siglas devem ser precedidas do nome completo, quando citadas pela primeira vez e, quando aparecerem nas tabelas e nas figuras, devem ser acompanhadas de explicação, se seu significado não for amplamente conhecido. Não devem ser utilizadas no título e no resumo e seu uso no texto deve ser limitado.


 
2   Avaliação do trabalho

Serão acolhidos apenas os manuscritos formatados de acordo com estas Instruções e cuja temática se enquadre no escopo da revista. Uma análise preliminar verificará o potencial para publicação e seu interesse para os leitores da revista, o atendimento aos requisitos éticos e o relatório do sistema de detecção de plágio. Trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados.

Os manuscritos considerados potencialmente publicáveis na revista Vértices seguem no processo editorial, composto pelas seguintes etapas:

a)      Revisão técnica – realizada pelos editores do periódico (desk review). Consiste fundamentalmente da revisão de aspectos de forma e redação científica, para que o manuscrito atenda a todos os itens detalhados nas Diretrizes para autores da revista e esteja apto a ingressar no processo de revisão externa por pares.

b)      Revisão externa por pares – O sistema de avaliação é duplo-cego (double blind review), no qual os avaliadores ad hoc não conhecem a identidade dos autores e não são identificados na revisão enviada aos autores. Os trabalhos serão enviados a pelo menos 2 (dois) avaliadores externos especialistas dentre os membros do Conselho Editorial e/ou convidados ad hoc, que avaliarão seu mérito científico e o conteúdo do manuscrito a partir dos seguintes aspectos: originalidade e importância da contribuição, adequação à linha editorial da Vértices, metodologia adequada, cumprimento dos critérios éticos/integridade da pesquisa, relação entre o problema proposto e apresentação/análise dos dados, conclusão respaldada nos dados, clareza, coerência e organização textual, indicação dos principais pontos fortes e fracos do manuscrito. Em caso de discordância nos pareceres recebidos, o artigo será enviado a um novo avaliador, com características similares às dos anteriores, que contribuirá para o desempate. Os editores da revista encaminham a solicitação de avaliação para o especialista com um formulário padrão detalhado. Os avaliadores ad hoc devem seguir as Diretrizes para Avaliadores da revista Vértices, baseadas nas recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics), disponíveis em:

https://publicationethics.org/files/Ethical_Guidelines_For_Peer_Reviewers_2.pdf. Esse processo de parecer por pares implica o compromisso do(s) autor(es) de atender da forma mais satisfatória e breve possível as observações dos avaliadores. A revista Vértices se reserva o direito de recusar artigos cuja formulação desconsidere as sugestões dos avaliadores sem justificação razoável.

c)      Revisão pelos editores – após o recebimento dos pareceres, os editores verificam o material e encaminham para os autores.  Nessa etapa, o texto será incluído em uma das três categorias:

(i) ACEITO (aceitação incondicional): o artigo deve ser publicado. O tema é de grande interesse para a área do artigo, é inovador e está bem escrito. Apenas pequenas correções são necessárias, e estas podem ser feitas pela própria equipe de editoração;

(ii) REVISÕES REQUERIDAS (aceitação condicional): alterações de pequeno ou médio porte devem ser conduzidas pelo(s) autor(es), respeitando o prazo estipulado pelos Editores. O artigo deve voltar para reavaliação e os Editores verificam o atendimento às sugestões dos revisores ad hoc ou a justificativa para o seu não atendimento;

(iii) REJEITADO (não aceitação): as modificações necessárias ao artigo são tão extensas, que levariam a um novo artigo; assim, o artigo é recusado e o autor pode encaminhar outro, quando desejar.

d)      Revisão de editoração – os manuscritos aprovados serão submetidos à revisão de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol) e normas técnicas (ABNT).  Alguns textos poderão retornar aos autores para consulta e/ou aprovação de eventuais alterações durante o processo. Após essa etapa o manuscrito segue para diagramação, conferência e publicação.

Ressalta-se que, em todas as etapas, poderá ser necessária mais de uma rodada de revisão.

Os avaliadores terão de 15 (quinze) a 30 (trinta) dias para emitirem o seu parecer. O prazo médio de resposta para o(s) autor(es) é de cerca de 120 dias para o primeiro parecer emitido pelos julgadores, de 180 dias para o parecer final e de até 8 (oito) meses para sua publicação, em caso de aceite. 

As considerações serão enviadas aos autores com prazo definido para a devolução da versão reformulada do manuscrito. Recomenda-se aos autores atenção às comunicações que serão enviadas ao endereço de e-mail informado na submissão, assim como para a observação dos prazos para resposta. A não observação dos prazos para resposta, especialmente quando não justificada, poderá ser motivo para descontinuação do processo editorial do manuscrito.

A ordem de publicação segue o critério dos editores, considerando a organização temática de cada número e daqueles eventualmente encomendados pelo Conselho Editorial.

O autor deverá acompanhar o processo pelo site da revista, após acesso com seu login e senha para verificar se não existem dúvidas ou solicitações de correções dos revisores. 

 

 Envio de correspondência para:

 IFFluminense

Vértices

A/c dos Editores

Rua Coronel Walter Kramer, 357 - Parque Santo Antônio

Campos dos Goytacazes/RJ - CEP: 28080-565 - Brasil

Tel.: (22) 2737-5648

E-mail: essentia@iff.edu.br 

 

Artigos Originais

Contribuição destinada a divulgar os resultados de pesquisa original (de 8 a 32 laudas).

Artigos de revisão

Avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, contendo obrigatoriamente conclusões (de 8 a 32 laudas).

Resenhas Críticas

Crítica de livro publicado ou produto produzido nos últimos três anos (de 1 a 5 laudas).

Resumos de dissertações e teses

Resumo de dissertação ou tese defendida nos últimos três anos (1 lauda).

Dossiês temáticos

Conjunto de artigos de uma temática específica que proporcionem reflexão crítica, considerando diferentes aspectos e perspectivas teórico-metodológicas do tema principal em questão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.